Notícias Destaques

Parceria com o IBAMA: filhotes de tracajá do Zoológico de Canindé são reintroduzidos à natureza

Compartilhe

O Zoológico do Santuário de São Francisco é um dos espaços mais visitados na cidade de Canindé, Ceará. O local compõe de uma grande área arborizada e uma diversidade de espécies de animais de nossa fauna brasileira.

Esse ambiente, aliado ao bom tratamento (manejo, alimentação adequada, recintos adaptados, entre outros), está possibilitando a procriação de várias espécies, entre elas os filhotes de tracajá (Podocnemis unifilis).

A parceria com outros órgãos ambientais, como o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis), tem possibilitado proporcionar muitas dessas espécies a reintrodução na natureza.

Um exemplo foram a soltura de 160 (cento e sessenta) filhotes de tracajá, no dia 29 de janeiro de 2013, no Parque Ambiental do Utinga – Belém-PA. A área do Parque está inserida em uma região de topografia plana com suaves ondulações, constituída por tabuleiros, terraços e várzeas, pertencentes às terras sedimentares baixas da Amazônia, esculpidas em sedimentos de Grupo Barreiras (LERAY, 2010).

Saiba mais…

Preparando os animais para reintrodução no habitat

Os filhotes de tracajá, nascidos no Zoo de Canindé, tiveram que passar por um processo de adaptação para a soltura definitiva, por isso primeiramente passaram pelo Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG, no dia 24 de janeiro, onde receberam todo tratamento necessário à reabilitação para posterior soltura, em seu habitat natural.

“Preserve o meio ambiente, deixando os animais no seu habitat natural. E ainda cuidando para que a casa dos nossos irmãos da natureza: os animais, a exemplo do carinho de São Francisco de Assis, também possa ser preservada.”

Veja algumas imagens da soltura dos tracajás:

 

Fonte: IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis) e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Colaboração: Mauro Jackson S. Moraes (Analista Ambiental – Belém-PA) e Renata Lygia Câmara (Bióloga do Zoológico – Canindé-CE).

Ver mais Notícias Destaque do Santuário!

 

 

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

WP-SpamFree by Pole Position Marketing


© 2011-2017 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal