IGREJA NO MUNDO: Audiência Geral – Maria é Rainha no serviço a Deus e à humanidade

Na Audiência Geral desta quarta-feira (22), o Papa Bento XVI foi recebido por uma multidão de fiéis que o aguardavam na Praça da Liberdade, diante do portão principal da Residência de Verão dos Papas, em Castel Gandolfo.

Segundo o calendário litúrgico, hoje é comemorada a festa de ‘Nossa Senhora Rainha’.

Segundo o papa a festa é uma devoção antiga, estabelecida por Pio XII em 1954, por ocasião da conclusão do Ano Mariano. A festa que institui Maria ‘Rainha’ é comemorada oito dias depois da solenidade da Assunção.

Na solenidade da Assunção, Maria foi glorificada em corpo e alma ao lado de seu Filho Jesus, e esta confirmação está na Constituição sobre a Igreja do Vaticano II.

“Maria é rainha, mais que outra criatura, pela elevação de sua alma e pela excelência dos dons divinos que recebeu”, disse o papa.

O Sumo Pontífice lembrou Santo Efrém que cita a realeza de Maria, que diz que ela é a Mãe do Senhor, do Rei dos Reis (Is 9, 1-6).

Citando a Exortação Apostólica Marialis Cultus, Bento XVI lembra que “na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende” e pergunta aos presentes: “O que quer dizer Maria Rainha?”.

O papa responde que tudo é uma consequência, da união de Maria a seu Filho Jesus, Senhor do Universo e da História. Cristo é Rei no momento da paixão, quando sofre e realiza o mais sublime gesto de amor.

A realeza de Jesus “é tecida de humildade, de serviço e de amor”.

Maria “é rainha no serviço a Deus e à Humanidade, rainha que vive o dom de si a Deus para entrar no desígnio da salvação do Homem. Ao Anjo responde: ‘Eis a Serva do Senhor!’”.

A Mãe de Jesus cuida de todos como seus filhos. Nela todos depositam sua confiança e dirigem seus pedidos e agradecimentos, disse o papa.

“Dirigimo-nos a ela para agradecer ou para pedir sua materna proteção e sua celeste ajuda. Confiamos no auxílio de Maria, em sua intercessão junto ao Filho, em nossa peregrinação ao longo da estrada do mundo”.

Bento XVI cita o Rosário, as Ladainhas e a Salve Rainha onde a Mãe de Jesus é invocada como rainha.

O Santo Padre diz que “a devoção a Nossa Senhora é um elemento importante da vida espiritual”. “Maria não deixará de interceder por nós junto ao Filho. Maria é a Rainha do Céu, próxima a Deus, mas também a mãe próxima a cada um de nós, que nos ama e escuta a nossa voz.”

Ao concluir a Audiência o Santo Padre saudou os diversos grupos em suas línguas, e em Português dirigiu a seguinte mensagem:

“Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos. Hoje, a Igreja celebra Nossa Senhora Rainha dos Céus e da terra que, a exemplo de Seu Filho Jesus, Senhor do Universo, manifesta a sua realeza através da humildade, do serviço e do amor. Na vossa oração, não deixeis de dirigir-vos a Ela com confiança. Possa a Virgem Maria velar por cada um de vós. E que Deus vos abençoe”.

Com informações Agência Vaticano.

Fonte: A12.com

Ver mais Notícias Destaque!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário