IGREJA NO MUNDO: Audiência Geral – Maria é Rainha no serviço a Deus e à humanidade

Na Audiência Geral desta quarta-feira (22), o Papa Bento XVI foi recebido por uma multidão de fiéis que o aguardavam na Praça da Liberdade, diante do portão principal da Residência de Verão dos Papas, em Castel Gandolfo.

Segundo o calendário litúrgico, hoje é comemorada a festa de ‘Nossa Senhora Rainha’.

Segundo o papa a festa é uma devoção antiga, estabelecida por Pio XII em 1954, por ocasião da conclusão do Ano Mariano. A festa que institui Maria ‘Rainha’ é comemorada oito dias depois da solenidade da Assunção.

Na solenidade da Assunção, Maria foi glorificada em corpo e alma ao lado de seu Filho Jesus, e esta confirmação está na Constituição sobre a Igreja do Vaticano II.

“Maria é rainha, mais que outra criatura, pela elevação de sua alma e pela excelência dos dons divinos que recebeu”, disse o papa.

O Sumo Pontífice lembrou Santo Efrém que cita a realeza de Maria, que diz que ela é a Mãe do Senhor, do Rei dos Reis (Is 9, 1-6).

Citando a Exortação Apostólica Marialis Cultus, Bento XVI lembra que “na Virgem Maria tudo é relativo a Cristo e tudo dele depende” e pergunta aos presentes: “O que quer dizer Maria Rainha?”.

O papa responde que tudo é uma consequência, da união de Maria a seu Filho Jesus, Senhor do Universo e da História. Cristo é Rei no momento da paixão, quando sofre e realiza o mais sublime gesto de amor.

A realeza de Jesus “é tecida de humildade, de serviço e de amor”.

Maria “é rainha no serviço a Deus e à Humanidade, rainha que vive o dom de si a Deus para entrar no desígnio da salvação do Homem. Ao Anjo responde: ‘Eis a Serva do Senhor!’”.

A Mãe de Jesus cuida de todos como seus filhos. Nela todos depositam sua confiança e dirigem seus pedidos e agradecimentos, disse o papa.

“Dirigimo-nos a ela para agradecer ou para pedir sua materna proteção e sua celeste ajuda. Confiamos no auxílio de Maria, em sua intercessão junto ao Filho, em nossa peregrinação ao longo da estrada do mundo”.

Bento XVI cita o Rosário, as Ladainhas e a Salve Rainha onde a Mãe de Jesus é invocada como rainha.

O Santo Padre diz que “a devoção a Nossa Senhora é um elemento importante da vida espiritual”. “Maria não deixará de interceder por nós junto ao Filho. Maria é a Rainha do Céu, próxima a Deus, mas também a mãe próxima a cada um de nós, que nos ama e escuta a nossa voz.”

Ao concluir a Audiência o Santo Padre saudou os diversos grupos em suas línguas, e em Português dirigiu a seguinte mensagem:

“Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos. Hoje, a Igreja celebra Nossa Senhora Rainha dos Céus e da terra que, a exemplo de Seu Filho Jesus, Senhor do Universo, manifesta a sua realeza através da humildade, do serviço e do amor. Na vossa oração, não deixeis de dirigir-vos a Ela com confiança. Possa a Virgem Maria velar por cada um de vós. E que Deus vos abençoe”.

Com informações Agência Vaticano.

Fonte: A12.com

Ver mais Notícias Destaque!