Notícias Destaques

Começa em Canindé o II Congresso de Evangelização da América Latina e Caribe

Compartilhe

Por Frei Gustavo Medela

No Sertão do Ceará o dia amanhece cedo e o calor chega junto com o Sol. Neste ritmo também deu-se início o II Congresso de Evangelização da América Latina e do Caribe, em Canindé, CE, na manhã deste dia 22 de abri, 513 anos do Descobrimento do Brasil. A missa de abertura, que começou às 7h, teve presidência do Definidor Geral para América Latina, o brasileiro Frei Nestor Schwertz que, antes do sinal-da-cruz, já explicou: “Quem deveria estar aqui era Frei José Rodríguez Carballo, nosso Ministro Geral até há poucos dias, mas o Espírito Santo andou mexendo lá pelos lados de Roma e Frei José foi chamado para uma outra missão”, brincou, fazendo referência à nomeação de Frei Carballo para Secretário da Congregação para os religiosos. Também concelebrou o Vigário Geral da Ordem Franciscana e agora Ministro em exercício, o americano Frei Michael Perry.

A celebração contou com a participação dos congressistas, dos irmãos e irmãs da OFS local, de toda equipe de organização do Congresso e também do povo de Canindé. Em sua homilia, Frei Nestor chamou a atenção para alguns grandes desafios que se apresentam ao exercício da Evangelização, entre eles a necessidade de se incentivar o protagonismo dos leigos, de ser dialogar com a diversidade e a urgência da atuação efetiva na defesa da vida e dos pobres, a exemplo de Jesus, o Bom Pastor.

Na cerimônia de abertura, o Guardião da Fraternidade de Canindé, Frei Jean Souza, deu as boas-vindas aos participantes de todos os países, mencionando elementos característicos de cada nação de onde os congressistas eram provenientes. Em homenagem ao público, uma grupo de jovens dançarinas vestidas com as cores da bandeira do Brasil, saudou a todos os presentes com duas belas coreografias.

Frei Marconi Lins, Ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil, expressou alegria e contentamento ao acolher a assembleia do congresso, lembrando que, mesmo com a seca e todas as lutas, o Sertão Nordestino é lugar da presença de Deus, da alegria e da esperança.

Em nome do poder público, o Prefeito de Canindé, Francisco Celso Crisóstomo, que também é franciscano da Ordem Franciscana Secular, fez um agradecimento emocionado a todos os presentes e declarou que, como cristão e franciscano, deseja realizar uma administração municipal com competência e profissionalismo, mas também com Espiritualidade. A primeira-dama, Esperança Crisóstomo, mexicana de nascimento, também fez questão de se pronunciar e entregou a Frei Jean, representando a todos os frades, um ícone de Nossa Senhora de Guadalupe, pedindo à Mãe da América que abençoasse todas as atividades do Congresso.

Veja algumas imagens da Abertura do Congresso na Basílica de São Francisco e Quadra Paroquial:

 

Fonte: Portal da Província da Imaculada Conceição do Brasil (franciscanos.org.br). Postagem: Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé. Colaboração de fotos: Antonio C. Alves.

Aguardem mais novidades sobre o Congresso franciscano!

Ver + notícias Destaque do Santuário!

 

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

WP-SpamFree by Pole Position Marketing


© 2011-2017 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal