Chegamos ao 6º Dia da Festa alusiva ao Santo da Paz, celebrando a 5ª noite de Novena

Momento especial da Novena com a presença de Jesus Sacramentado

O novenário de São Francisco é o ponto forte dos dias de Festa ao Padroeiro. Ao cair da tarde logo após a celebração de 16h na Quadra da Gruta, os devotos com os frades caminham em procissão para a Praça dos Romeiros, onde acontece a Novena. Um local agradável com características franciscanas de simplicidade, que se aproveita o suave vento no rosto e a calma da noite para mergulhar no Evangelho de Cristo através da mensagem franciscana.

Francisco de Assis também se retirava para conversar com Deus em um momento profundo de oração, contemplando e amando a natureza, uma criação de vida de nosso Pai.

Para a 5ª noite de Novena, desse dia 15 de outubro, tivemos como subtema: “São Francisco, alívio na dor e no sofrimento dos menos favorecidos”.

A Novena teve início com a palavra do pároco e reitor Frei João Amilton, Ofm, e o hasteamento da bandeira do Estado homenageado, que nessa noite foi a Bahia.

Condução da Novena

O Texto Franciscano foi feito pelo membro da Pastoral da Saúde, Joãosinho Karuca. Ainda tivemos a participação da Pastoral da Criança e a Pastoral Social que conduziu em procissão  a Bíblia Sagrada, pelas crianças do projeto social Casa do Povo. Logo mais a comentarista Catarina fez a leitura do texto bíblico de Marcos (10, 46-52).

O animador da Novena, Frei Jonaldo, motivou cada momento com grande entusiasmo, juntamente com o grupo de cânticos Santa Terezinha.

O Pregador Frei Miguel, de São Paulo, refletiu sobre a Leitura Franciscana do dia, como nosso irmão Francisco de Assis serviu a Deus, através de uma grande afeição pelos indefesos e pequenos, pelos deserdados e desvalidos.

Era chegado mais um momento especial da noite com a entrada de Jesus Sacramentado. Uma energia divina emanava nesse momento, alimentando a fé de todo o povo presente na Praça dos Romeiros, evidenciando a presença de Cristo Ressuscitado. Louvores e glorias te damos a todo momento Jesus Sacramentado!

EM INSTANTES! Após a Novena o Painel retorna em procissão com uma multidão de fiéis pelo corredor religioso em direção a Praça da Basílica.

Uma feliz Festa a todos! Viva São Francisco das Chagas! Viva nosso Senhor Jesus Cristo!

Saiba mais…

Veja a programação para essa terça-feira, dia 16 de outubro – 6º Dia da Novena

Subtema – “São Francisco, alegria no sofrimento através da oração”. Texto franciscano: Livro “Francisco, o irmão sempre alegre”, págs. 53 e 54. Texto bíblico: Mateus 6, 5-14. Responsáveis: Pastoral Catequética, Pastoral do Batismo e Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão – MESC. Grupo de cânticos: São Tarcísio. Estado homenageado: Paraíba.

Conheça também os Pregadores da Novena:

1ª Noite de Novena (11/10) – Pe. Emílio, Fortaleza-CE

2ª Noite de Novena (12/10) – Pe. Ailton, Campos Belos-CE

3ª Noite de Novena (13/10) – Fr. Aluísio, Goiânia-GO

4ª Noite de Novena (14/10) – Dom José Luis Vasconcelos, Fortaleza-CE

5ª Noite de Novena (15/10) – Fr. Miguel, São Paulo

6ª Noite de Novena (16/10) – Fr. Francisco Gonçalves, Lagoa Seca-PB

7ª Noite de Novena (17/10) – Fr. Beto, Olinda-PE

8ª Noite de Novena (18/10) – Fr. João Muniz, Maranhão

9ª Noite de Novena (19/10) – Frei Marconi Lins, Recife-PE

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário e Liturgia Paroquial.

Ver as notícias do dia a dia da Festa de São Francisco

Ver mais Notícias Destaque!