Notícias Acontece

Quaresma: “Eis o tempo de conversão!”

Celebração da Santa Missa das Cinzas – Abertura da Quaresma – na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

Celebrando o Ano da Misericórdia, o Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé deu início, na Quarta-feira de Cinzas, à Quaresma; tempo de voltarmos nosso olhar para Deus e aos irmãos. Além disso, a Igreja do Brasil lança mais uma Campanha da Fraternidade.

A Quaresma, também chamada por São Francisco de “Santa Quaresma” (Rb3) ou “Quaresma das Quaresmas”, é o período de preparação para a Páscoa do Senhor, em que cada cristão é chamado a viver o jejum, a oração e a caridade.

Em sintonia com o Ano da Misericórdia, é um tempo de graças e de conversão. Desse modo, por ter sido escolhida como uma das igrejas do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé oferece a todos os visitantes a oportunidade de receber indulgências.

Para isso, é preciso passar pela Porta Santa (entrada da Basílica), receber o sacramento da Penitência (confissão individual), participar da Santa Missa (é necessário comungar) e rezar pelo Sumo Pontífice (Pai Nosso, Ave Maria e Glória). É uma ocasião propícia para adentrar cada vez mais nos átrios de Deus.

Além disso, também é preciso conhecer e praticar as obras que nos levam a misericórdia de Deus – Obras de misericórdia corporais: Dar de comer a quem tem fome; Dar de beber a quem tem sede; Vestir os nús; Dar pousada aos peregrinos; Assistir os enfermos; Enterrar os mortos; Visitar os presos. Temos também as obras de misericórdia espirituais: Dar bons conselhos; Ensinar aos que não sabem; Corrigir os que erram; Perdoar as injustiças; Consolar os tristes; Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo; Rogar a Deus por vivo e defuntos.

A Igreja do Brasil, durante a Quaresma, também lança a Campanha da Fraternidade, neste ano com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade. O objetivo é mobilizar políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam o futuro de nossa casa comum, incluindo, assim, o cuidado com a Criação.

Que você possa, nesse tempo, ser tomado pela Misericórdia de Deus e transformado pelo espírito da Quaresma. Dessa forma, iremos celebrar com grande júbilo a Páscoa do Senhor.

Fonte: Editorial da Revista O Santuário, ed. fevereiro/2016, por Frei Paulo Araújo dos Santos – OFM.

Veja mais Notícias Destaques!