Romarias

A romaria é uma forma do cristão buscar aproximação com o Sagrado, nos lembra a nossa caminhada da vida em busca de Deus, na esperança, da graça, do milagre, também pela intercessão do Santo de devoção, a exemplo de São Francisco das Chagas de Canindé. O primeiro peregrino da Bíblia foi Abraão, que saindo de sua terra natal se colocou a caminho somente da promessa de Deus. Romaria também fez a Sagrada Família (Jesus, Maria e José) para o templo de Jerusalém, quando Jesus tinha 12 anos.

São Francisco andou neste mundo como “pobre e peregrino” para experimentar na solidariedade com os pequenos desta terra a providência divina. O nosso santo padroeiro fez várias romarias, entre as quais a mais importante foi aquela para a terra santa.

A romaria dos Romeiros de São Francisco

A romaria é um momento especial para os romeiros de São Francisco, para manifestar o agradecimento, a fé, a coragem, o sacrifício, o amor e devoção ao Santo das Chagas, São Francisco.

E assim, imitando Jesus e São Francisco, nossos romeiros de hoje chegam a Canindé, em busca de saúde, de felicidade e de paz. Muitos querem pagar suas promessas, outros querem agradecer os favores celestes recebidos. Outros ainda querem se renovar espiritualmente neste clima de oração que reina em Canindé.

No Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé as romarias chegam aos milhares: a pé, de bicicleta, motocicleta, ônibus, pau-de-arara, a cavalo e tantas outras. Algumas ganham grande destaque, pela organização e quantidade de fiéis, como são o caso das romarias: Moto-romaria de Fortaleza com aproximadamente 30 mil motoqueiros (uma das maiores do mundo); a de Codó do Maranhão com 15 carretas (cerca de dois mil fiéis) e a romaria COT de Fortaleza (com aproximadamente 450 pessoas vindos a pé). A cada ano novas romarias surgem e para recebe-las o Santuário dispõe da Assessoria de Romarias e da Pastoral do Acolhimento.

Organize a sua romaria e informe-se com o Santuário

Fone: (85) 3343.0774  (Ramal 213) – Assessoria de Romarias do Santuário-Paróquia. Localizado no Prédio da Mitra Arquidiocesana – Praça da Basílica, s/n – Centro – Canindé-CE (ao lado da Sede da Campanha dos Benfeitores do Santuário).