Registramos: Exposição Fotográfica e Lançamento de Livro pelos 90 Anos de atuação da OFM em Canindé

Ao celebrarmos os 90 anos de abençoado apostolado franciscano em Canindé, devemos lembrar de que todos os méritos devem-se ao próprio Jesus que afirma: “Sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, 5) e depois promete o Espírito Santo afirmando: “maiores coisas daquelas que eu fiz, vocês poderão realizar”. (Jo 14, 12) Por isso devemos confessar com toda humildade assim como o fez São Francisco, que no leito da morte reconhece: “Meus irmãos, até agora, nada ou pouco fizemos”.

Essas foram as palavras do frade Frei João Sannig na introdução do Livro histórico dos 90 Anos da atuação paroquial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil em Canindé, Ceará.

No último dia 21 de setembro, no Espaço Cultural Frei Venâncio Willeke, foi realizada uma exposição fotográfica e lançamento do livro recordando esse dia especial. Muitos se fizeram presentes para prestigiar esse momento importante, organizado por Frei João Sannig e Frei Jean Souza, como o Ministro Provincial Frei Marconi Lins, Frei João Amilton, Frei Beto, Frei Agostinho, Frei Pedro Junior, Frei Denny, algumas autoridades locais e a comunidade canindeense

Exposição Fotográfica e Lançamento do Livro

Foram expostas mais de 200 fotos e um livro com 40 páginas trazendo um pouco da história dos franciscanos menores na atuação religiosa em Canindé. Também foi incorporado no livro intitulado como “PRESENÇA, MEMÓRIA E MILAGRES: 90 Anos de atuação paroquial dos frades da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil em Canindé-Ceará”, um anexo: “MILAGRES” – de autoria de Celio, Homero e Cia, pela Tipografia Casa de São Francisco, do ano 1926, trazendo pontos importantes sobre romaria, O Santuário e milagres testemunhados pelos devotos atribuídos ao santo.

Acompanhe algumas imagens do momento

Teatro: A lenda do santo vivo

Durante a programação ainda aconteceu apresentação teatral com o grupo xique-xique, trazendo a peça: “A lenda santo vivo”. Essa peça de acordo com o grupo será apresentada durante os dias de festa no pátio da Basílica para os romeiros, paroquianos e visitantes que estiverem na cidade. Aproveite e conheça a forma artística e engraçada as histórias populares da lenda do “santo vivo” de Canindé. Vale a pena!

Conhecendo o pouco da história dos Frades Menores em Canindé, do Livro dos 90 Anos da OFM em Canindé

Frei Lucas Vonnegut chegou em Fevereiro e acompanhou o confrade capuchinho Frei Mathias durante algumas semanas, para conhecer o novo campo de trabalho. Assumiu a Paróquia no dia 26 de Março e celebrou missa festiva de posse no domingo da ressurreição de 1923 como pároco da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé e como guardião do Convento de Santo Antônio. Em abril de 1923 chegaram Frei Paulo Kleinken, Frei Estevão Roettger e Frei Maurício Mellage.Em novembro de 1923 chegou Frei Nicasio Kipshagen, em substituição de Frei Maurício, que viajou para Alemanha. Para auxiliar o Frei Paulo na regência do Colégio de São Francisco, chegou em 1924 o Frei Policarpo Cornelius, que muito tem auxiliado também no curato da Paróquia. Em maio do mesmo ano chegaram da Bahia os irmãos Frei Camillo e Frei Edmundo, já tendo vindo antes Frei Paulino Ramalho.

A Exposição Fotográfica Continua

Se encontra em frente a Praça da Basílica a Exposição Fotográfica “Canindé encantado: seus frades, seu povo”, aberta ao público durante a Festa de São Francisco. Aproveite e faça uma visita e ganhe gratuitamente o Livro histórico dos 90 Anos da atuação da OFM em Canindé.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Ver mais Notícias Destaque do Santuário!