Reforma no Abrigo Santo Antônio: melhorias para os romeiros

Romaria de São Francisco das Chagas de Canindé

O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé é marcado pela movimentação dos romeiros que aproveitam o início do ano para realizar a sua peregrinação. Este é o período final do ciclo de romarias, que começa oficialmente em agosto e vai até o dia 3 de fevereiro, quando é comemorado o Dia do Romeiro.

Essa data foi instituída pela lei nº 1872/05 de 02 de março de 2005 pelo governo municipal e apoiada pela Paróquia de São Francisco das Chagas, com o objetivo de homenagear os romeiros e devotos que, além de expressarem a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Os romeiros fazem de Canindé a alma franciscana do Brasil e, por esse motivo, o Santuário de São Francisco das Chagas compromete-se em acolhê-los com muita alegria e atenção. Para o ano de 2019, estão previstas mudanças que deverão melhorar a estrutura e os equipamentos que são colocados à disposição dos romeiros.

Uma dessas mudanças é reforma do Abrigo Santo Antônio, destinado aos romeiros que não podem pagar por hospedagem em hotéis e pousadas de Canindé e chega acolher aproximadamente 700 pessoas no período mais intenso da romaria. O abrigo dispõe de quartos, banheiros (masculino e feminino) e cozinha comunitária, sendo cobrada apenas uma taxa de R$ 5,00 (cinco reais) por pessoa para permanecer no local por até três dias.

A taxa de permanência no abrigo é utilizada apenas para a manutenção da estrutura, por isso, o Santuário de São Francisco das Chagas irá promover, no Dia do Romeiro, o lançamento de uma campanha solidária para arrecadar fundos para a reforma do Abrigo Santo Antônio.  Uma das ações previstas é a coleta em prol da reforma durante a missa festiva do dia 3 de fevereiro. Outras ações serão divulgadas e promovidas ao longo do ano de 2019.

Com essa campanha, o Santuário de São Francisco das Chagas deseja promover a solidariedade entre os devotos, sobretudo em relação aos mais necessitados, seguindo o pensamento da espiritualidade franciscana. Além disso, oferecer um espaço mais confortável aos romeiros que enfrentam tantas dificuldades para vir a Canindé e visitar São Francisco é uma forma de agradecer e reconhecer a relevância dessas pessoas para o nosso Santuário.

(Reprodução: Revista O Santuário, edição janeiro de 2019)

Confira na galeria algumas imagens de instalações do Abrigo Santo Antônio, que deverão passar por reformas:

Saiba mais…

Santuário realizará promoção beneficente no Dia do Romeiro, em prol do Abrigo Santo Antônio

O Santuário realizará a promoção beneficente para a reforma do Abrigo Santo Antônio, com o sorteio de uma moto FAN 125cc 0km, que acontece no dia 03 de fevereiro, quando se celebra o Dia do Romeiro em Canindé.

A rifa custará apenas 5,00 reais e estará disponível aos paroquianos e visitantes na Secretaria do Santuário, Casa dos Milagres, Campanha dos Benfeitores e com os agentes de pastorais das comunidades devidamente autorizados.

Adquira a rifa da promoção beneficente e colabore com a reforma do Abrigo de romeiro Santo Antônio de Canindé!

Informações pelo fone: (85) 3343.0017 (Secretaria do Santuário) / 3343.9950 (Campanha dos Benfeitores)