Paróquia de São Francisco realizará lançamento de Livro sobre o Artista Lisboa

Em parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFCE) de Canindé a Paróquia e Santuário de São Francisco das Chagas se prepara para realizar o lançamento de um Livro com obras do artista canindeense Antônio Vieira Ferreira, conhecido popularmente como Lisboa.

Os frades Frei João Sannig e Frei Jean de Souza estão empenhados nesse trabalho e assim querem homenagear Lisboa através dessa publicação, levando a público as obras que se encontram no acervo da Paróquia.

Infelizmente o artista não se encontra mais conosco, pois veio a falecer antes da conclusão desse trabalho, em outubro de 2013. O que não poderíamos deixar de apresentar toda a sua genialidade e da sua generosidade artística religiosa, inclusive como um devoto de São Francisco, vindo a colaborar com pinturas e restaurações, como a face de São Francisco no Painel.

O lançamento dessa obra acontecerá no dia 28 de abril de 2014, às 14h, no Auditório e Hall do Instituto Federal (IFCE) de Canindé, localizado no km 303, Bairro Jubaia.

É importantes reconhecermos os artistas de nossa terra, assim como também outros que também deram a sua colaboração como Manoel Messias, Maria Vieira, e tantos outros. Essa é uma de nossas primeiras publicações impressas, quem sabe não seja a oportunidade de também motivar a outros a criar outros trabalhos semelhantes em prol da divulgação da arte canindeense.

Saiba mais…

O tema do Livro

Um van Gogh canindeense: esse é o tema do livro do artista Lisboa que apesar de ser filho de Quixadá, fez opção em morar nessa cidade onde tornou-se canindeense. “Na sua vida artística ele  revela várias fases de pintura. Uma, chama muita atenção, porque num ambiente de cores escuras aparecem focos de luz. Explicou o próprio artista, que esta maneira de ver as coisas vem de sua experiência como criança, quando visitava a festa de São Francisco e se impressionava com o pipoco dos fogos artificiais da roda giratória na Praça da Basílica”, comentou o autor do Livro Frei João Sannig, OFM.

O trabalho da Exposição está também sob a organização dos alunos Marcelo Lessa e Márcia Caroline do curso de eventos do Instituto Federal de Canindé.

Sinta-se convidado a se fazer presente e conhecer as obras artísticas de Lisboa.

Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site.

Veja aqui mais notícias destaque do Santuário!