Festa de São José começa nesta próxima segunda em Canindé

Na próxima segunda-feira (09), em Canindé, se inicia mais uma Festa de São José. O tradicional festejo segue até o dia 19, data em que se comemora o santo padroeiro do Estado do Ceará. Na primeira noite, a programação começa às 18h, com a concentração das comunidades na Capela Imaculada Conceição que de lá segue em procissão até à igreja Matriz, onde acontece o hasteamento da bandeira. A missa de abertura acontece às 19h.

Neste ano, a tradicional festa tem como tema. “São José, despertai em nós o compromisso de ser Igreja”. A temática dos festejos em homenagem a São José destaca a “importância de sermos igreja, de estarmos cada vez mais estar mais perto dos mais necessitados e assim se fazer em comunhão”, pontua Padre Roberto Reinaldo Pereira de Queiroz, pároco da paróquia de São José.

A missa solene em homenagem ao santo acontece no dia 19, feriado no Estado do Ceará. Já pela manhã, às 8h, acontece uma missa na Paróquia de São José e pela tarde, às 17h30, acontece a tradicional procissão com a imagem de São José, saindo da Basílica de São Francisco até a Matriz de São José, encerrando os festejos às 19h, com a celebração da Santa Missa Solene.

Paróquia de São José em festa

Neste ano, a Paróquia de São José comemora cinco anos de criação. Na década de 1980, o desejo dos moradores do bairro Bela Vista e arredores era ter pelo menos um quartinho de oração. O pedido foi realizado em 1987, quando uma capelinha, dedicada a São José foi entregue à comunidade. Em 2015, a igrejinha do bairro ganhou status de paróquia e hoje atende 24 comunidades, entre bairros de Canindé e distritos da zona rural do município.

Há celebrações eucarísticas diariamente na zona rural e na matriz. As missas acontecem aos domingos, às 7h e às 19h. Também já virou tradição os fiéis dos bairros Bela Vista, Boa Vista, Campinas, Imaculada Conceição e Riacho São Francisco, da zona urbana, participarem da missa todo dia 13 de cada mês, dedicada à Nossa Senhora de Fátima, sempre às 12h.

Abertura da Festa de São José

18h: Concentração das comunidades com as imagens e capelinas peregrinas na Capela Imaculada Conceição.

18h30: Caminhada em direção à Matriz. Ao chegar hasteamento da bandeira de São José

19h: Missa de abertura da Festa de São José