Cruz Peregrina chega ao Ceará

Em 1984, o então papa João Paulo II deu o sopro de fé que originou a peregrinação da cruz que hoje ganha o mundo.

Um ícone religioso que percorre o mundo, um pedaço de madeira carregado de significado, uma cruz em que a fé pesa mais que a própria massa de que é composta. Está passando pelo Ceará a Cruz Peregrina, que já foi tocada pelas mãos de fiéis nos cinco continentes. O símbolo da fé cristã católica é recebido em cortejos, especialmente com os jovens, pelas cidades grandes e pequenas. Não importa a força ou o tamanho de quem se aproxima para tocar a Cruz do Ano Santo. A fé, num misto de devoção e agradecimento, é a âncora.

Benta há 28 anos pelo então Papa João Paulo II, a Cruz está percorrendo os Municípios das nove dioceses católicas no Ceará tendo a companhia do “Ícone de Nossa Senhora”. Após Sobral e Limoeiro do Norte, os fiéis aplaudirão o símbolo de fé a partir de hoje no Crato.

“Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção”. Dito isso no ano de 1984, o então papa João Paulo II deu seu sopro de fé a guiar (ou ser guiado) pela Cruz Peregrina nas mãos dos jovens na Basílica de São Pedro, em Roma. Iniciou-se ali a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Saiba mais…

O Bote Fé Fortaleza acontecerá dia 3 de março no aterro da Praia de Iracema a partir das 15h com entrada franca

O Evento Bote Fé coroa a peregrinação da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora nas dioceses. O de Fortaleza acontecerá dia 3 de março, no aterro da Praia de Iracema.

Para falar sobre os detalhes deste encontro de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, o arcebispo de Fortaleza Dom José Antonio Tosi Aparecido Marques concederá entrevista coletiva próxima terça-feira, dia 28, às 15h no Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja. Também estarão presentes autoridades da Secretaria da Seguraça Publica e Defesa Social do Estado do Ceará que apresentarão o plano de segurança para o dia do evento que espera reunir um público de 100 mil pessoas no aterro da Praia de Iracema a partir das 15h do dia 3 de março.

Cruz da JMJ e Ícone de Nossa Senhora

Como preparação para o encontro internacional dos jovens com o papa, a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa senhora peregrinam por todo o país até a data da realização do encontro. No Ceará, os símbolos da JMJ chegam dia 18 de fevereiro e em Fortaleza dia 1º de março.

SERVIÇO:

Entrevista coletiva

Dia: 28 de fevereiro de 2012

Horário: 15h

Local: Centro de Pastoral Maria Mãe da Igreja (Rua Rodrigues Junior, 300, Centro)

Mais informações: Vanderlúcio Souza 8172.3285 Marta Andrade 3388.8703

Bote Fé Fortaleza

Acontecerá dia 3 de março, no aterro da Praia de Iracema, a partir das 15h com entrada franca.

Atrações: Comunidade Recado, Zé Vicente, Ir. Kelly Patrícia, Missionário Shalom, participação especial de Suely Façanha e banda Dominus.

Haverá missa presidida pelo arcebispo de Fortaleza, bispos auxiliares e dezenas de sacerdotes.

Fonte: Núcleo de Comunicação do Bote Fé, Fortaleza. https://arquidiocesedefortaleza.org.br/botefe e Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé.