Começa nesta quarta-feira a Quaresma, período da qual a igreja se prepara para a Paixão e Ressurreição de Cristo

Nesta Quarta-feira de Cinzas (26) inicia um dos períodos mais importantes para a Igreja Católica, a Quaresma. Durante quarenta dias, fiéis se voltam para a penitência e oração. É tradição neste dia que católicos recebam as cinzas em suas cabeças, em celebrações na qual o sacerdote prega o versículo “Convertei-vos e crede no Evangelho!'” (Mc 1, 12-15).

No Santuário São Francisco das Chagas, acontecem missas às 6h, 9h, 16h e 18h na Basílica. A celebração de 9h e 18h será transmitida no canal do Youtube do Santuário de Canindé.

Nesta quarta (26) e, sua tradicional Audiência Geral, Papa Francisco abordou em sua catequese a importância de se desligar o celular, de abraçar o deserto como Jesus o fez. “A Quaresma é o tempo propício para dar lugar à palavra de Deus. É tempo de desligar a televisão e abrir a Bíblia. É tempo para nos desligar do celular e conectar-nos com o Evangelho. A quaresma é deserto. […] Coragem. Entremos neste deserto da Quaresma. Sigamos Jesus no deserto, com Ele, os nossos desertos florescerão”, ressaltou o Papa.

“És pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19)

A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, período de quarenta dias que a igreja revive os dias em que Cristo foi para o deserto. A Quaresma termina no Domingo de Ramos, data na qual se inicia a Semana Santa. As cinzas recebidas pelos fiéis vêm da queima dos ramos bentos dos anos anteriores.

Deve-se fazer jejum nesta quarta. Para a Igreja Católico, o jejum e a abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas e também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos.

O simbolismo das cinzas é recordar o versículo inicial da Bíblia, “és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19). Neste dia, nos lembramos da finitude da vida e nos preparamos para vivenciar a Paixão e a Ressurreição de Cristo.

Campanha da Fraternidade 2020 no Santuário

Hoje, em todas as paróquias e dioceses brasileiras acontece o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF). No Santuário de Canindé, a CF 2020 será lançada aos fiéis no próximo domingo, 1º de março, às 18h, na Quadra da Gruta/Basílica, em uma celebração totalmente dedicada à temática. Neste ano, inspirado na Santa Dulce dos Pobres, a CF traz como tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”.