16ª Romaria da Terra do Ceará acontece no dia 17 de agosto

“Em Romaria neste chão, a vida brota e dá sentido à missão. E a grande festa a acontecer: povo liberto com direito de viver. Jesus romeiro a nos dizer: não vai ser fácil, mas o povo há de vencer!” (Carlos Jardel – Camocim).

Terra, Água, Comunhão: Bem Viver em nosso Chão! Com este tema, a Comissão Pastoral da Terra do Ceará (CPT) convida todas as pessoas a participarem da 16ª Romaria da Terra do Ceará, que irá acontecer no dia 17 de agosto de 2013, na cidade de Sobral, lugar de lutas históricas: pelo acesso à terra; martírio de Benedito Tonho e de tantos outros grandes atuais desafios.

A Romaria da Terra é um momento forte de encontro, de caminhada, de celebração da vida e das conquistas diárias dos camponeses e camponesas, espaço oportuno de denúncia profética de todos os projetos que destroem a vida humana e a natureza. É um evento de animação da prática cidadã do povo romeiro do Ceará, na construção de uma sociedade justa. Neste sentido, fazemos comunhão com outros eventos já realizados ou ainda em preparação no Ceará, como a 5ª Semana Social Brasileira, o Tribunal Popular do Estado e o 13º Intereclesial de CEBs.

Estamos vivenciando um momento difícil, uma seca prolongada, cheio de contradições políticas, porém, com muitas esperanças nascidas das comunidades. Por isso, reunindo caravanas de todos os recantos do estado, queremos celebrar as experiências de Bem Viver no semiárido, que geram vida em abundância e com dignidade. Iluminados pelo testemunho de tantos companheiros e companheiras, mártires da terra, que derramaram seu sangue na luta por justiça, seguiremos caminhando, fortalecendo nosso compromisso com as grandes causas populares, cantando a vida e a missão, proclamando em alta voz nossa esperança e recriando um povo novo.

A 16ª Romaria da Terra terá a seguinte programação:

16hs: Chegada das caravanas em Sobral e acolhida nas paróquias da cidade.

18hs: Celebração de abertura à margem esquerda do Rio Acaraú.

20hs: Caminhada romeira até o Estádio Municipal.

22hs: Encontro musical dos artistas da caminhada.

00hs: Celebração Eucarística de encerramento.

Várias comunidades já estão se preparando para a 16ª Romaria da Terra. Convide outras pessoas, faça contato com os animadores e animadoras de sua comunidade, participe dos encontros preparatórios, organize sua caravana, prepare faixas, cartazes com o nome de sua diocese, paróquia, comunidade, pastoral, movimento e venha participar desta grande festa dos trabalhadores e trabalhadoras do Ceará, do campo e da cidade.

Maiores informações e pedido de material preparatório: CPT CE: (85) 3226 1413 – [email protected]; Ir. Ilza: (85) 96013284 – [email protected]; Thiago Valentim: (88) 96279567 – [email protected]; Claudiano: (88) 96415687 – [email protected]

Acesse também o blog da CPT CE: https://cptce.blogspot.com.br/

Veja também a organização das caravanas, clique aqui.

Abraços romeiros!

Por CPT-CE

Informações: [85] 3226.1413.

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza

Ver mais Notícias Destaque do Santuário!