De 09 e 11 de agosto acontecerá Congresso Clariano em Canindé

Neste ano de 2012 estamos celebrando os 800 anos que Santa Clara de Assis deixou a casa de seus pais para seguir Jesus Cristo com São Francisco de Assis, seu conterrâneo e contemporâneo. Clara era uma jovem da nobreza de Assis e ficou encantada com o modo de viver o Evangelho que Francisco experimentava. Rezava pedindo a Deus um sinal, e no Domingo de Ramos, foi à missa e ali recebeu das mãos do bispo de Assis um pequeno ramo de oliveira. Para ela foi o sinal de que deveria viver o Evangelho conforme seu coração pedia. Ali começava a dimensão feminina do carisma de Franciscano.

Clara foi conduzida a um Mosteiro e depois a São Damião, onde começou a Ordem das Pobres Damas, ou a Ordem das Irmãs Clarissas. Foi a primeira mulher a escrever uma Regra Religiosa aprovada pela Santa Sé.

Para celebrar os 800 anos de história de fé dessa serva de Deus, será realizado aqui em Canindé, entre os dias 09 e 11 de agosto, o “Congresso Clariano”, como desdobramento das muitas comemorações nos Regionais da Família Franciscana do Brasil que incluem também missas, reflexões, estudos e outras atividades realizadas em todas as Ordens, Congregações e Grupos de Amigos de Clara e de Francisco de Assis por este Brasil afora.

Em Canindé estaremos reunidos com atividades comemorativas e reflexões para fomentar em nossa família Franciscana o espírito desta Santa Mulher! E por que Canindé? Canindé é a Assis do Brasil, aqui aprendemos com os peregrinos que em São Francisco todos somos irmãos e ele com seu jeito manso e simples nos leva a Jesus! Venha você também ao Congresso de Santa Clara, a casa é sua, a casa é nossa!

Frei Ederson Queiroz, OFM Cap – FFB

Saiba mais…

Da participação dos Congressistas e da comunidade

Informamos que somente participarão do Congresso, na quadra Paroquial, as pessoas devidamente credenciadas. Confirme a programação completa, ou faça sua inscrição pelo site da FFB: www.ffb.org.br. As celebrações, que acontecerão na Quadra da Gruta, Basílica e Mosteiro serão também para toda a comunidade. Portanto, você é convidado para esse momento especial em nosso Santuário de São Francisco.

Fonte: Jornal O Santuário de São Francisco das Chagas, Ed.Junho.2012, e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

4 respostas

1. Da participação dos Congressistas: Informamos que somente participarão do Congresso, na quadra Paroquial, as pessoas devidamente credenciadas. Confirme a programação completa, ou faça sua inscrição pelo site da FFB: http://www.ffb.org.br. As celebrações, que acontecerão na Quadra da Gruta, Basílica e Mosteiro serão também para toda a comunidade. Portanto, você é convidado para esse momento especial em nosso Santuário de São Francisco. Equipe de Comunicação do Site Santuário.

2. Muito bom Beto. Sem vocea jamais temroias estes momentos registrados. Espero que a ABES tenha como armazenar este acervo para no futuro relembramos o nosso passado. As coisas boas que estamos fazendo Uma abrae7o, Vitorio.

1. Hoje tem início o Grande Gongresso Clariano, no maior Santuário Franciscano do Brasil. Espero que todos os irmãos que se fizerem prezente, receba de Deus através de Francisco e Clrara as graças abundantes pa recomeçar a viver o Carísma Franciscano com maior intensidade, descubram que o sentido de pertença a esta Família Espiritual, tem sentido transformador na sua vida, dirijo-me mais a OFS, que muintas das vezes com os afazeres e o chamamento da vida social, faz cada um ou cada uma desviar da vida fraterna e sobretudo da vida de ORAÇÃO. Para a FFB do Brasil nossos agradecimentos, por celebrar este grando evento que só faz unir nossos irmãos. Fiquei triste em não poder participar, motivo de saúde, mas ficarei unida pela oração a todos os irmãos presentes a este evento, e que São Francisco e Santa Clara estejam presentes com a GRAÇA DIVINA! Louvai e Bendizei ao Meu Senhor, por esta grande dádiva.Fraternalmente. ANA´TÀLIA MARTINS VIEIRA-OFS- Fraternidade Santa Isabel da Hungria da Paróquia N.S. da Conceição. Itaporanga,Paraíba -DIOCESE DE CAJAZEIRAS.