Estrutura e Serviços

Compartilhe

O Santuário e Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé dispõe de um grande complexo de atendimento e serviço de evangelização.

Complexo da Basílica

O principal ponto de visitação do Santuário de Canindé é a Basílica de São Francisco, situada no coração da cidade. Ao lado da Basílica está o Complexo São Damião, que abriga a Casa dos Milagres, a Livraria São Francisco, a Capela do Painel, os Confessionários e a Capela de São Damião.

Também no Complexo da Basílica está a Secretaria da Paróquia e Santuário, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, a Quadra da Gruta, a Casa das Velas, a Mitra Arquidiocesana, Salas para reuniões e a Sede da Campanha dos Benfeitores, onde também fica o Arquivo Paroquial e a redação do jornal “O Santuário”.

Vamos conhecer alguns desses espaços sagrados:

Casa dos Milagres

Situada ao lado da basílica a Casa dos Milagres é o espaço que destina-se a acolher os ex-votos, afixação de fotografias, figuras, pinturas, peças de arte, itens e utensílios de uso particular ou comunitário e que representam a graça alcançada pela interseção de São Francisco. Tradicionalmente os primeiros devotos voltavam trazendo a prova de que haviam alcançado a graça da cura e a depositava neste local que passou a se chamar Casa dos Ex-Votos e mais tarde, Casa dos Milagres. Neste espaço os romeiros depositam ex-votos (arte-sacra rústica), fotografias, pinturas, roupas, mechas de cabelo e outros objetos, a fim de registrar graças alcançadas. Também funcionam neste local; postos de atendimento de emergência, loja de artigos sacros, vestiário, depósito de cabelos e hall de exposição. O horário de funcionamento é de 07h às 11h e de 14 às 17h.

Complexo Confessional São Damião

Anexo à Casa dos Milagres o Complexo Confessional São Damião (numa alusão ao encontro de São Francisco com a Cruz de São Damião na capela da Porciúncula e onde ouviu de Deus o chamado) abriga as mais de 20 salas de confissões confortáveis e climatizadas para confissões individuais, ou seja, confissão auricular. Possui ainda Capela de Oração, Capela do Batismo e Salão de Exposições. Seu horário de funcionamento é de acordo com o horário de funcionamento da Casa dos Milagres.

Capela do Painel

Localizada ao lado da Basílica, é uma capela que na qual abriga o Painel de São Francisco. Nos dias de novena os devotos a visitam e conduzem o Painel em procissão pelo corredor religioso da cidade em direção  a Praça dos Romeiros, onde acontece a Novena do Santo Seráfico, São Francisco das Chagas.

Sede da Campanha dos Benfeitores

A Campanha “Benfeitores do Santuário” foi criada em julho de 2008 com a missão de acolher, servir e evangelizar os romeiros e devotos de São Francisco das Chagas de Canindé. Ela nasceu da necessidade que o Santuário tem de concretizar inúmeras obras para melhor acolher os milhares de romeiros que aqui vêm.

Secretaria Paroquial

Na Secretaria Paroquial que também funciona ao lado da Basílica os romeiros e paroquianos encontram os serviço de pedido de intenção de missas, batizados, casamentos, informação e fornecimento de certidões. Funciona diariamente das 07h às 11h e de 14h às 17h.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes e Casa das Velas

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes é um local de devoção mariana e funciona à baixo das escadarias por traz da Basílica. Trata-se de um ambiente de purificação do corpo com o banho das mãos, da cabeça e dos pés. Ao lado fica a casa das velas, local de pagar promessas e soltar fogos. No local os devotos também recolhem água para benzer e levar como objeto de devoção e cura. É uma alusão à virgem que aparecera em 1858 a Bernadete Soubirous, (que mais tarde fora conhecida como Santa Bernardete), em Lourdes – França, e São Francisco era um devoto incondicional de Nossa Senhora. O recinto une a devoção de São Francisco e o apego com a Mãe Natureza através da Irmã Água. No mesmo local acontecem celebrações na Quadra Coberta da Gruta que recentemente inaugurada, tem a capacidade de reunir quase 10 mil pessoas e fica ao lado do Rio que deu origem ao nome da cidade.

Bebedouro e Instalações Sanitárias

Nas proximidades da Gruta e arredores do Santuário encontra-se em estado de zelo e limpeza as Instalações Sanitárias que tem a capacidade de oferecer até 30 banhos simultâneos aos que precisam se refrescar. Aplacar a sede é algo extremamente necessário nos quase 40 graus do verão, por isso o Santuário também mantém Bebedouros disponíveis e higienizados.

Complexo da Praça dos Romeiros

Ele é composto por um grande corredor religioso que no qual interligando a Praça dos Romeiros temos o Calçadão do Romeiro, o Zoológico, o Museu, o Convento Santo Antônio, a Igreja de Nossa Senhora das Dores, a Via-Sacra, a Igreja de Cristo Rei (Monte), os Abrigos de Romeiros (São Francisco e Santo Antônio), entre outros espaços.

Vamos conhecer alguns desses espaços sagrados:

Praça dos Romeiros

A Praça dos Romeiros foi projetada para acolher 110 mil pessoas e começou a ser construída em junho de 1987 sendo inaugurada em outubro de 1989 como sendo o maior anfiteatro a céu aberto do nordeste e um dos maiores monumentos sacros do mundo. Comumente era chamada de Cidade de Assis fazendo-se alusão à terra natal de São Francisco. Imponente e acolhedora com seus jardins, corredores e alamedas é na Praça dos Romeiros onde acontecem os novenários dedicados a São Francisco (maior manifestação de fé ao santo) e palco de eventos culturais, sociais e religiosos com destaque para apresentação de peças teatrais, a coroação de Nossa Senhora sempre no final do mês dedicado a Maria e tendo também como outra data muito especial a Celebração Solene do Natal. Possui atualmente 04 entradas principais ligando os mais distintos pontos da cidade e facilitando acesso. O espaço abriga ainda boxes de apoio, banheiros, altar de 20 metros², cripta, vestiários, capela do S.S. Sacramento e uma torre em formato de cruz de 30 metros que foi utilizada na visita do Papa João Paulo II ao estado do Ceará.

Museu Regional São Francisco

Em 1972 o ex-vigário Frei Lucas Dolle instalou um modesto museu para expor o que além da fé os devotos deixavam na cidade. Funcionou na casa que servia de maternidade na Praça Cruz Saldanha onde hoje funciona o Cetro de Catequese. Em 03 de agosto de 1973 o novo Museu foi inaugurado possuindo em exposição aproximadamente 3.000 peças. Em julho de 1985 passou por reformas ganhando ampliação ganhando destaque a história de São Francisco na arte Nordestina. O Museu Regional São Francisco, ou Museu de Canindé, atualmente possui mais de cinco mil peças, o local conta com um importante acervo que está aberto à visitação diariamente. As peças mais importantes são: o primeiro cofre da Basílica; uma motocicleta alemã, modelo 1938, que serviu a Frei Policarpo; vários sinos, inclusive os da primeira Igreja de Canindé; pias batismais e diversas imagens sacras antigas, e objetos que contam a história da devoção. Como reza a tradição os romeiros trazem as mais exóticas peças de expressivo valor histórico, cultural e religioso. O museólogo Everaldo Germano reordenou na segunda reforma os espaços do Museu de Canindé que foi reinaugurado em 22 de janeiro de 2008, na atual administração do Pároco Fr. João Amilton. Por ano quase 100 mil pessoas visitam o museu de segunda a sábado das 07h às 11h e de 13h ás 17h 17 horas. E aos domingos de 08h às 12h.

Zoológico São Francisco

Implícito no carisma de São Francisco, o amor pela natureza e os animais não poderia deixar de ter em Canindé uma reflexão profunda. Como era comum, os romeiros e devotos costumam trazer presentes para o santo que mais se identificava com a sua condição e muitos romeiros pagavam a promessa deixando um animal em Canindé. Muitos eram silvestres, o que requeriam cuidados especiais. (A equipe responsável pelo Zoo informa e orienta a seus visitantes sobre a preservação na fauna, a não retirá-los de seu habitat natural. Os bichos que chegam ao Zoo são trazidos de modo legalizado pelo IBAMA). Foi assim que surgiu a idéia de oferecer um espaço que pudesse acolher os bichos e ser atração aos visitantes.  O Zoológico de São Francisco surgiu no início da década de 70 ganhando inovações com o passar do tempo. Em 1990 foi inaugurado em um novo espaço. As instalações recentemente foram reformadas para dar aos animais mais segurança e conforto. Hoje, o zoológico de Canindé trabalha com uma bióloga, um veterinário e equipe muito preparada. Horário de funcionamento: Diariamente das 08h às 17h.

Convento de Santo Antônio

Situado na Praça Frei Aurélio, uma notável obra arquitetônica, construção que data do século XIX o Convento de Santo Antônio, fundado em 4 de outubro de 1898 por Dom Joaquim José Vieira, Bispo do Ceará, tendo como seus primeiros administradores os frades capuchinhos e atualmente pelos frades da Ordem dos Franciscanos Menores. Em seu interior encontra-se a Capela de Santo Antônio, local de oração da comunidade dos frades e dos paroquianos e o claustro, local onde moram os frades menores que atualmente compreendem um número de 07. Destaca-se pela presença em sua torre e pelo badalar dos sinos o antigo relógio de pêndulo que marca sempre a hora exata. Semanalmente são celebradas missas na capela de Santo Antônio as terças às 18 horas.

Abrigos dos Romeiros

O Santuário de Canindé possui acomodações para os romeiros que vem de longe onde possam se sentir à vontade e seguros. O abrigo Santo Antonio localiza-se na Rua Sitônio Monteiro e o abrigo São Francisco na Rua Euclides Barroso. Ambos recebem gratuitamente os peregrinos que vêm em caravanas de todo o país. Os locais contam com uma estrutura de banheiros, bebedouros, restaurante, cozinha coletiva, galpões, quartos, estacionamento, segurança e serviço de informação. Recentemente no Abrigo São Francisco foi construído dois complexos de banheiros, sendo que cada há um conjunto de 36 unidades de banheiros que dispõem de chuveiros, sanitários, lavatórios, sendo dois banheiros para pessoas portadoras de necessidades especiais. Também há uma lavanderia e uma cozinha comunitária. Foi criado ainda no Abrigo um restaurante para os devotos que se encontram hospedados no espaço e desejam fazer uma boa refeição. O Abrigo Santo Antônio também recebeu melhorias, como pintura e outros benefícios em sua estrutura como locais para redes e ampliação da cozinha.

Painel de São Francisco

O Painel de São Francisco das Chagas arrasta multidões no período dos festejos foi criado no dia 10 de julho de 1890, pelo padre Manoel Cordeiro da Cruz, o orgulho do povo de Canindé tornou-se uma relíquia para a Igreja Católica. A armação de madeira foi confeccionada na Bahia e a estampa na Itália. Possuía iluminação à base de lamparinas e velas que com o tempo e a modernidade deram lugar a uma a iluminação alimentada por baterias. Depois de muitos anos fazendo parte da segunda maior festa franciscana do mundo, e ficar um pouco danificado, ele foi restaurado em 1989 por Maria Vieira e Raimunda Dias. O Painel de São Francisco, que representa um misticismo de fé e devoção dos romeiros e do povo de Canindé, só deixa a Casa dos Milagres três vezes ao ano. A primeira no dia de 2 de agosto quando a Igreja comemora o Perdão de Assis, vai às ruas no dia 17 de setembro, data que se celebra as Chagas de São Francisco e terceira na festa de São Francisco. Ressalta-se que neste ano(2010) o Painel completa 120 anos de devoção franciscana.



© 2011-2017 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal