Basílica

Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé

O referencial de visita à cidade de Canindé é a Basílica de São Francisco das Chagas, local onde os romeiros fazem seus agradecimentos e pagam suas promessas. O templo é de estilo gótico-barroco e suas paredes possuem uma espessura de chamar atenção. Esse templo possui uma altura de 25 metros (torre), quase 30 m de largura e 100 m de fundo. Em sua história, passou por várias reformas. Foi Capela, matriz e, em 1925, foi elevada à categoria de Basílica Menor pelo Vaticano.

“O lugar onde foi edificado o Santuário de Canindé é sagrado para os peregrinos, não somente pelo fato de reunir pessoas para o culto, mas porque o santo que lá se revela para eles é vivo e confirma não só a sua presença, mas também o local como sendo escolhido por ele”. (SOARES, 2001, pg 98)

A Basílica e os devotos

Na Basílica, os romeiros chegam vestidos de veste franciscana, mortalha (hábito) semelhante ao de São Francisco, de joelhos, a pé e seu procedimento é irem rezando como os olhos bem abertos, com sentimentos de alegria e fé, e cheios de esperança e gratidão, ao encontro da imagem que fica no altar central da Basílica. Abaixo da imagem de São Francisco, os romeiros rezam de mãos postas, de braços abertos sentados nos bancos da Igreja, ou mesmo deitados dentro do templo, descansando, o que revela uma dimensão de intimidade e confiança que os romeiros depositam em São Francisco.

Saiba mais…

A dignidade de Basílica Menor

Em 1925, a Santa Sé Apostólica eleva o Santuário São Francisco das Chagas à dignidade de BASÍLICA MENOR. Esta solenidade aconteceu por ocasião do 7º Centenário da Morte de São Francisco. Dom Manuel da Silva Gomes publica em Canindé as letras Apostólicas de Pio XI, instalando a BASÍLICA DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS.

Conheça aqui um pouco da história do Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé.