Zoológico de Canindé reforma área que abriga ursos Dimas e Kátia

Na área foram instalados troncos, uma plataforma elevada e rochas.

O Zoológico São Francisco, localizado no município de Canindé, inaugurou, no último sábado (12), um nova parte do recinto que abriga os ursos Dimas e Kátia. O espaço que os ursos ficam passou de 200 metros  quadrados para cerca de 400 metros quadrados. Os animais estão no centro de uma disputa entre a Paróquia da cidade e o Instituto Luísa Mell. A reforma executada no local é uma das exigências do parecer emitido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), em novembro de 2018.

A primeira etapa da reforma foi a ampliação do local que abriga os ursos e a melhora na ambientação. Foram instalados troncos, uma plataforma elevada e rochas. A segunda etapa será a construção de um corredor de segurança no cambiamento, uma área de confinamento, em que os ursos descansam. Esta intervenção deve ser iniciada na próxima semana.

“A conclusão foi feita na sexta-feira (11) e neste sábado (12) eles (os ursos) fizeram o primeiro reconhecimento. Toda a equipe do zoológico, o veterinário, a bióloga, todos se mobilizaram para que os ursos conhecessem o novo espaço. Dimas e Kátia estavam há quatro dias no cambiamento, porque precisávamos abrir o muro, e hoje foi o primeiro contato dos dois com o novo ambiente”, relata Jander Silva, assessor do Santuário de Canindé.

A Semace havia emitido parecer sobre a situação dos ursos Dimas e Kátia de Canindé. Dentre os 12 critérios da Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o zoológico cumpria com perfeição oito delas. Dos quatro critérios não atendidos, dois tratavam especificamente do recinto dos ursos: área do recinto (para dois indivíduos) e ambientação, que exigia rochas e plataformas em diferentes níveis.

Quanto ao tamanho do recinto, a normativa exigida pelo Ibama é de uma área de 200m² e situação à época era de 178,41 m². Após a reinauguração, o local em que os ursos se encontram está maior e traz uma plataforma com escadas, rochas e tronco.

O momento do reconhecimento do novo espaço contou com a presença do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (Geasce), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que realizou uma visita surpresa ao zoológico. Segundo o assessor do Santuário, o grupo também irá se posicionar sobre o caso.

Confira algumas imagens da ampliação do recintos dos ursos no Zoológico de Canindé:

Reprodução: Jornal Diário do Nordeste, Caderno Região. Clique aqui para ir a página.

Fotos: Pascom (colaboração: Jander Silva)