Uma visita aos Romeiros de São Francisco: do Ceará ao Maranhão

O Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé todos os anos acolhe milhares de romeiros vindos de diversas regiões do país, em sua grande maioria das regiões Norte e Nordeste.

Para partilhar um pouco a vida dos romeiros de São Francisco aceitamos o convite de um desses devotos, o senhor Genésio Rodrigues de Freitas, que é coordenador da comunidade “União São Francisco”, também conhecida pela sua “romaria do chapéu”, em referência a veste marrom de São Francisco e o chapéu de Padre Cícero, do Juazeiro do Norte, Ceará, que todos os anos visita a Basílica de Canindé onde ficam hospedados no Abrigo dos romeiros.

A romaria do Santuário e Paróquia de Canindé, com 27 pessoas, contando com a presença do pároco e reitor Frei João Amilton – OFM, funcionários e alguns convidados, partiu às 5h20 na manhã do dia 04 de julho com destino ao Maranhão. Ainda antes do destino final houve uma parada na cidade de Teresina, Piauí, para o primeiro momento em conhecer os romeiros, que por sinal ofereceram um caloroso acolhimento, realizando-se ainda uma celebração.

Viajando praticamente a noite toda, no dia seguinte, 05 de julho, depois de um total de 8h de viagem, cerca de 1100 km, chegamos às 7h manhã a zona rural da cidade de Paruá, no Maranhão. E o regresso aconteceu no dia 07 de julho, ao meio dia, quando chegamos em Canindé às 7h da manhã do dia 08 de julho.

Durante os dias de permanência na comunidade “União São Francisco” pudemos experimentar momentos importantes da religiosidade e devoção dos romeiros, como o testemunho, a união, a fraternidade e a fé em São Francisco. Participamos de caminhada penitencial, rezas, celebrações na Paróquia de Santa Luzia do Paruá, encerramento da Festa de São João Batista, e confraternização.

Na viagem de romaria fizemos um pouco do percurso dos romeiros de São Francisco, e passamos por várias cidades como Vila Olinda-MA, Bom Jardim-MA, Bacabal-MA, Caxias-MA, Timom-MA, Teresina-PI, Altos-PI, Campo Maior-PI, Cocal de Telha-PI, Piripiri-PI, Tiágua-CE, Sobral-CE, entre outras cidades. O interessante de estar em Canindé é ouvir falar nessas cidades e sentir a vontade em conhecer a região de morada dos devotos e agora tivemos a felicidade de se encontrar com alguns desses romeiros.

Percebemos o amor e fé que os romeiros carregam por São Francisco das Chagas de Canindé, de como essa fé pode transformar a vida das pessoas para um caminho mais próximo de Deus e de seu filho amado Jesus Cristo.

Agradecemos a todos pelo acolhimento, a alegria, a amizade, a troca de experiência, a doação, e o carinho pela romaria do Santuário de São Francisco das Chagas. Um momento especial que ficará como boas recordações, até a próxima! Sejam também bem vindos a Canindé!

*por Rogério Sales (Jornal O Santuário)

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Ver mais Notícias Destaque!