Notícias Destaques

Tracajás nascidos no Zoológico São Francisco são introduzidos na natureza

Compartilhe

Soltura dos tracajás na reserva ambiental

Nesta semana, 160 tracajás (Podocnemis unifiis) que nasceram no Zoólogico São Francisco, mantido pelo Santuário de Canindé, foram soltos em uma reserva ecológica localizada na região Norte do país. Os animais, agora, estão vivendo em seu habitat natural.

Os tracajás são uma espécie comum na Amazônia e podem viver até 90 anos. Eles habitam áreas onde correm os rios de águas escuras e correntes fracas. Esses animais são muito traficados e estão na lista de espécies ameaçadas regulada pela Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e da Fauna Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).

A soltura dos tracajás na reserva foi realizada pela equipe do Ibama de Belém/PA. A área exata da soltura não foi divulgada por questões de preservação e segurança dos animais.

As equipes do Zoológico de São Francisco e do Santuário de Canindé comemoram essa notícia, uma vez que o objetivo principal do trabalho ambiental dessas equipes é promover a preservação da fauna e da flora brasileiras.

Confira as imagens da soltura dos tracajás: 

 

Confira no vídeo o momento da soltura dos tracajás na reserva ambiental:

 

Confira a galeria com algumas imagens do trabalho ambiental do Zoo de Canindé, com o veterinário Henrique e a bióloga Renata Lygia:

Sobre o Zoológico São Francisco 

Inaugurado no início da década de 1970, o zoológico surgiu como um espaço para acolher os animais que eram trazidos pelos romeiros de São Francisco das Chagas para pagar suas promessas. Muitas espécies recebidas eram de caráter silvestre, que requerem cuidados específicos e profissionais. A equipe do Zoológico São Francisco realiza um trabalho de preservação e de conscientização sobre a importância de não retirar os animais de seu habitat natural. Atualmente todos os animais que chegam ao zoológico são trazidos de modo legalizado pelo IBAMA. O espaço é constantemente melhorado e conta com os serviços de uma bióloga, um veterinário e de outros profissionais muito preparados.

Horário de funcionamento do Zoo: Diariamente das 08h às 17h.

Fonte: Renata Lígia, bióloga do Zoológico São Francisco de Canindé.

Publicação de conteúdos de mídias: Equipe de Comunicação de Mídias/P@scom.

Veja mais Notícias Destaques!

 

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

WP-SpamFree by Pole Position Marketing


© 2011-2017 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal