“Um serviço de amor ao próximo”, pela fraternidade da OFS

Acolhida solidária aos devotos na Festa de São Francisco

A Ordem Franciscana Secular (OFS), antigamente conhecida como  ordem terceira de São Francisco de Assis, está presente em Canindé desde 1899. Esses terciários franciscanos são leigos e leigas da comunidade paroquial e estão desempenhados em um bonito serviço de acolhida aos romeiros, em especial na Festa de São Francisco.

Cerca de 14 voluntários dessa fraternidade que estão trabalhando para oferecer essa simpática acolhida que acontece na Casa Monte Alverne, ao lado da Igreja de Cristo Rei, também conhecida como igrejinha do Monte. No local são oferecidos gratuitamente aos devotos café, chá, água, pão, sopão e banho, sempre pela parte da manhã, logo após a missa da Via-sacra. Esse trabalho começou há aproximadamente quinze anos oferecendo água potável gelada aos romeiros. Hoje, os alimentos são doados pela comunidade canindeense e por alguns romeiros que abraçaram esse bonito serviço de amor, fraternidade e partilha aos irmãos e irmãs peregrinos de São Francisco em Canindé.

A novidade nesse ano foi a colaboração da Ação Social do município, com água potável e o sopão, o que possibilitou o atendimento diário entre 10 a 15 mil pessoas.

Agradecemos a Dona Carminha, Ministra da OFS Canindé e sua equipe, e destacamos em seguida alguns colaboradores romeiros:

Santiago da Costa (Índio)

“Sou de Belém do Pará, e fazem sete anos que venho a Canindé. A primeira vez vim acompanhar um amigo que vinha pagar uma promessa, gostei tanto que resolvi continuar a romaria. São Francisco já fez milagres para nós, gosto muito de Canindé, é maravilhoso, jamais vou esquecer.

Há dois anos fiz uma promessa e fui alcançado. Aceitei esse convite de Deus e de nossos amigos da fraternidade OFS para ajudar nesse trabalho de acolhida aos nossos irmãos e irmãs, e agora todos os anos venho com minha esposa Rosicleia dos Santos na romaria para continuar essa nossa missão”.

Joaquim Araújo

“Moro em Primavera, Pará, e desde 1972, há 41 anos, venho a essa romaria de Canindé. Comecei para pagar uma graça alcançada por intercessão de São Francisco junto a nosso Pai do céu. Tive problema no estômago, e pedi por minha recuperação, lembro que tive um sonho com São Francisco e ele pôs as mãos sobre minha cabeça e assim ele agiu. Sabe, passava por muito sofrimento sem poder nem tomar água direito, mas fiquei curado.

Diante dessas viagens a Canindé vou contar como aconteceu para estar ainda hoje nesse trabalho de acolhimento aos nossos irmãos, aqui na Casa Monte Alverne. Há aproximadamente quinze anos atrás recebi um convite para ajudar no momento da coleta da missa da via-sacra e depois fomos servir café aos romeiros, esse convite me tocou bastante e desde então comecei a ajudar.

Nossa romaria vem em pau de arara, são quatro dias de estrada, e todas as viagens foram em paz. Sou muito grato por estar aqui, perto de São Francisco e de seus romeiros”.

Veja algumas fotos do acolhimento aos romeiros, paroquianos, visitantes:

A OFS em Canindé

Casa Monte Alverne, Sede da OFM em Canindé

A fraternidade OFS foi fundada por Frei Davi de Dezenzano, OFMCap, em 21 de abriu de 1899. Atualmente conta com 46 membros, tendo como assistente espiritual Frei João Sannig.

“Nosso trabalho é voltado para servir os irmãos mais necessitados, dentre as atividades está a visita aos doentes”, afirmou Francisca Alves Leitão.

Entre as atividades com a fraternidade estão os encontros, adoração ao Santíssimo Sacramento. No local também acolhe a Juventude Franciscana (JUFRA) e a Mini-JUFRA, formada por crianças, que recebem formações sobre a vida de São Francisco e Santa Clara e outros temas, além das confraternizações nas datas festivas.

Neste ano estamos trabalhando com um brechó e medicina caseira natural do Centro de Medidas Alternativas a Serviço da Saúde (CEMEAS), de plantas medicinais, pela Odete Uchoa.

A Gruta de São Francisco na Casa Monte Alverne

Na Casa Monte Alverne da OFM além da boa acolhida, os devotos podem visitar a Gruta de São Francisco, para fazer a sua oração.

Fonte: Jornal “O Santuário” e Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé.

Ver as notícias do dia a dia da Festa de São Francisco

Ver mais Notícias Destaque!