Santuário celebra o Dia das Chagas de São Francisco

No dia 17 de setembro, a Igreja Católica comemora um dos acontecimentos mais marcantes na vida de São Francisco: o recebimento das chagas de Cristo, que lhe deram o título de São Francisco das Chagas. O tema refletido nesse ano no Santuário de São Francisco das Chagas será: “Nós Vos adoramos e Vos bendizemos, Senhor Jesus Cristo, porque por Vossa santa Cruz remistes o mundo”.

O Santuário de Canindé, já em clima de festa, celebra esse dia com uma programação especial:

– MISSAS NA BASÍLICA –

6h, 9h, 16h

– CELEBRAÇÃO FESTIVA –

18h – Procissão com o Painel e Missa em frente à Basílica

Itinerário da Procissão: Rua João Pinto Damasceno, Mons. Zezinho, Joaquim Magalhães e Gervásio Martins e Basílica.

A mística das Chagas

Contemplar a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo é um exercício espiritual muito próprio da espiritualidade de São Francisco.

A contemplação da cruz e da paixão do Senhor está presente na vida de São Francisco mesmo antes de sua adesão radical à vida evangélica que mais tarde nascerá de sua conversão. Assim atesta seu primeiro biógrafo, Tomás de Celano: Quem não acreditará que Francisco estava crucificado quando foi para o céu, sabendo que mesmo quando não tinha desprezado plenamente o mundo exterior ouviu Cristo falar da cruz, em um milagre novo e inaudito? Desde essa hora, em que o amado se dirigiu a ele, sua alma ficou transformada. E o amor do coração manifestou-se posteriormente pelas feridas do corpo. Mas desde essa época foi incapaz de deixar de chorar a paixão de Cristo, mesmo em voz alta, como se a tivesse diante dos olhos. Enchia os caminhos de gemidos, e não admitia consolação alguma lembrando-se das chagas de Cristo. Um dia encontrou um amigo íntimo e também o levou a chorar amargamente quando contou a causa de sua dor (2C 11).

Venha celebrar conosco em Canindé o dia da Festa das Chagas de São Francisco!