Peregrinação à Porta Santa do Santuário-Basílica marcará Dia da Divina Misericórdia (Dia 03 de abril)

Devotos passa pela porta Santa da Basílica de São Francisco das Chagas (Foto: Antônio C. Alves)

No próximo domingo, dia 3 de Abril será realizada uma grande peregrinação pelas paróquias da Região Episcopal Sertão São Francisco das Chagas (Área Pastoral Santo Antônio – Distrito  Caiçara-Canindé, Paróquia Nossa Senhora das Dores – Campos Belos, Paróquia de São José – Bela Vista-Canindé, Paróquia Santo Antônio – Caridade, Paróquia São Miguel Arcanjo – Itapebussu, Paróquia de Nossa Senhora Santa Ana – Paramoti, e Paróquia São Francisco das Chagas – Canindé) saindo da Paróquia de São José, em Canindé, em direção ao Santuário-Basílica, onde passarão pela Porta Santa e, em seguida, participação da Santa Missa dentro da Basílica de São Francisco das Chagas.

Porta Santa

No dia 20 de dezembro de 2015,  foi aberta a Porta Santa por ocasião do Ano da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco, no Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé. O Santo Padre pediu para que fosse aberta a porta Santa não só em Roma como nas celebrações de outros jubileus, mas também nas dioceses do mundo inteiro e nos santuários.

O desejo do Sumo Pontífice era que todos pudessem experimentar a misericórdia do pai que acolhe e consola: “qualquer pessoa que passar pela Porta da Misericórdia poderá experimentar o amor de Deus que consola, perdoa e dá esperança” (Misericordiae Vultus – nº3)

Na homilia feita pelo Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, no dia da solenidade da abertura da Porta Santa do Santuário de São Francisco das Chagas, o mesmo afirmou que: “todos os romeiros e paroquianos que visitarem este santuário e passar pela porta santa poderão fazer uma experiência com a misericórdia de Deus e também com aquele que foi alcançado pela misericórdia do Pai, São Francisco”

O que significa a Porta Santa

Registro da Solenidade da Abertura da Porta Santa da Basílica de São Francisco das Chagas de Canindé, realizada no dia 20 de dezembro de 2015 (Foto: Rogério Sales)

A passagem pela Porta Santa é necessária para quem deseja receber a indulgência, como também a confissão, a participação na Santa Missa e a oração pelo Santo Padre.

Desde a abertura da Porta Santa é grande o número de romarias e caravanas que visitam o santuário. “O número de visitantes aumentou e ao passar pela porta os mesmos se sentem abençoados”, afirma o sacristão da Basílica de São Francisco, Aglairton Agostinho. O mesmo fala ainda que antes já havia esta tradição de entrar e sair pela porta Central do Santuário e, que para os romeiros passar por ela tem um sentido especial e agora com um significado ainda maior.

Você também é convidado a vir a Canindé e fazer uma experiência com a Misericórdia de Deus que foi bem presente na vida de Francisco e deve ser viva em nós! Confira a programação deste domingo (03):

7h30min – Acolhida das comunidades das paróquias da Região Sertão (Canindé, Caridade, Campos Belo, Itapebussu e Paramoti) da Arquidiocese, na Paróquia de São José, no bairro Bela Vista, com canções, oração e café.

8h – Caminhada saindo da Igreja de São José, no bairro Bela Vista, para a Basílica de São Francisco das Chagas.

9h – Santa Missa da Divina Misericórdia na Basílica de São Francisco, sendo retransmitida para a Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.

Notícia altual

Confira algumas imagens da caminhada e Santa Missa Festiva no dia da Divina Misericórdia realizada no Santuário dia 3 de abril, pelas paróquias da Região Episcopal Sertão São Francisco das Chagas:

Mais fotos na galeria, clique aqui!

Maiores informações: (85) 9-8852-5646 (Conselho de Pastoral Paroquial da Paróquia de São José)

Fonte: CPP da Paróquia de São José e Equipe de Comunicação de Mídias Digitais do Santuário (www.santuariodecaninde.com).

Veja mais Notícias Destaque!