Romaria de Codó no Maranhão chega dia 15 em Canindé

“Podem mudar o meio de transporte, mas jamais irão conseguir não mudou a fé de nosso romeiro’’. A observação é do empresário Francisco Carlos de Oliveira, o ‘’CHIQUINHO DO CODÓ’’, responsável pela vinda dos romeiros do Maranhão até Canindé. A estrofe da Música ‘’LONGE DISTANTE’’, do inesquecível Manoel Messias; De longe distantes tangidos por fé, de todo lugar chegam a Canindé. Não temem a jornada, correndo até risco, de qualquer maneira, vem ver São Francisco, retrata muito bem o sentimento de fé e devoção dos romeiros franciscanos.

De acordo com Rodesio Silva e Helton Lopes da Assessoria de Romarias da Paróquia de São Francisco, eles chegam à manhã do dia 15 de outubro na cidade de Canindé às 6hs. É a tradicional romaria do Codó, do Maranhão, em sua 35ª Edição. A recepção aos romeiros de Codó acontecerá no Distrito de Caiçara, que fica distante 15 km de Canindé.

Eles serão recepcionados pelo pároco e reitor do Santuário Frei Marconi Lins, o prefeito da cidade Celso Crisóstomo, Coral Vozes do Santuário, a imprensa local e simpatizantes da romaria.

No ano de 2014, a romaria das “Carretas do Codó”, foi impedida de seguir viagem a Canindé, devido à legislação vigente de transito ao transporte pau-de-arara. Para continuar a cumprir a promessa de trazer os romeiros, o empresário Francisco Carlos Oliveira, desde 2015 disponibilizou 20 (vinte) ônibus, substituindo os 12 (doze) veículos pau-de-arara, embora já fizesse parte da cultura da romaria, agora os devotos experimentam pela segunda vê uma viagem mais confortável.

‘’No inicio foi muito difícil convencer os passageiros a vir à viagem de ônibus, mas graças a Deus as pessoas estão entendendo que não podemos deixar acabar essa tradição’’, frisa Chiquinho do Codó.

Este ano, a maior romaria de ônibus do Brasil chega à terra dos milagres com 20 veículos e 1.100 romeiros. Na cidade eles serão acomodados no Centro de Apoio Integrado a Criança e ao Adolescente – CAIC, no Bairro da Palestina.

Para dar uma maior segurança aos devotos, a Polícia Militar vai colocar militares de apoio no local de descanso dos fiéis. Os empresários Helber e Flávia da cidade vão doar 1.100 quentinhas para os participantes da Romaria de Codó.

Com informações do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé (www.santuariodecaninde.com).

Foto: Arquivo da Paróquia-Santuário de São Francisco – por Rogério Sales.

Ver mais notícias destaque do Santuário, clique aqui!