Região Sertão São Francisco das Chagas na Arquidiocese de Fortaleza realiza a Romaria da Seca (Confira a programação!)

Com o tema: “TENHO SEDE” – e a partir desses trechos da Oração de São Francisco: “Onde houver tristeza que eu leve a alegria, onde houver desespero, que eu leve a esperança”; Franciscanos, religiosos, fiéis, agricultores, lideranças comunitárias e membros de Conselhos Pastorais e moradores da região Sertão São Francisco das Chagas, no interior do Estado, realizam a Romaria dos 100 anos de seca no Ceará.

Os romeiros de todos os lugares da Arquidiocese e de outras Dioceses sairão de suas paróquias para participarem dessa Romaria que será de Caridade para o Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé.

Segundo o Vigário Episcopal da Região, padre Dimas Gonçalves, a romaria pretende chamar atenção dos órgãos governamentais para uma realidade que “perdura ao longo dos anos”: a falta de acesso à água por famílias do sertão cearense.

“O sertão não precisa de esmola, de medidas paliativas. Precisa de quem governe e olhe para ele com determinação, coragem e empreendedorismo”, afirma.

Programação da Romaria:

A concentração acontecerá no dia 19 de dezembro às 20 h com acolhida e às 21 horas momento de louvor, oração, momentos orantes. Ás 3h horas da manhã em frente à Matriz de Santo Antônio em Caridade, sairá o povo de Deus em Romaria onde  pegaram à rodovia BR-020, para seguirem em Caminhada de 19 quilômetros até o maior Santuário Franciscano das Américas.

Na romaria ao Santuário, os romeiros irão portar cartazes e faixas. E ao chegar no Santuário de São Francisco às 09 horas do dia 20 de dezembro, teremos a Abertura do Ano Santo da Misericórdia com a Celebração Eucarística presidida pelo nosso Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, na Praça da Gruta.

Fonte: Comunicação da Região Episcopal Sertão São Francisco das Chagas.