Redescobrir com São Francisco o sentido do Natal

A cada ano que passa, quando chega o tempo do Natal de Jesus, o apelo ao consumo é muito grande e o Dono da festa, aquele cujo nascimento celebramos, é substituído pelo papai noel, transformado em “garoto propaganda” da indústria e do comércio interessados em vender e lucrar.

Apesar de toda distorção sofrida pela festa do nascimento do Senhor, o Natal continua sendo a festa do coração, fazendo a humanidade sonhar com a paz e a solidariedade entre homens e mulheres de todas as partes do mundo, sem distinção de raça, cor, cultura e mesmo religião. O nascimento de Jesus, o Filho de Deus, continua revelando o sentido profundo da vida humana neste planeta e mostrando que não podemos viver sem nos amar uns aos outros.

Para São Francisco o Natal “era a festa das festas, em que Deus, feito um menino pobrezinho, dependeu de peitos humanos” (2C 199). De fato, contemplando Jesus recém-nascido da Virgem Maria, assim como qualquer criança, estamos diante de um ser indefeso, dependente totalmente do amor da mãe e do pai. Jesus fez essa experiência no mistério de Seu Natal; experimentou o amor traduzido em sacrifício, doação e ternura de Maria, Sua mãe e de José, escolhido pelo Pai para cuidar de Seu Filho Unigênito.

Com a sabedoria dos pobres e humildes segundo o Evangelho, São Francisco descobre o verdadeiro sentido do Natal, e o vive e celebra plenamente porque “depois que o Senhor nasceu por nós, devemos estar certos de nossa salvação” (Sp 114).

O Natal é a festa em que o Pai do céu declara Seu amor por toda a humanidade e por toda a criação, como afirma o próprio Jesus a Nicodemos: “Deus amou de tal forma o mundo, que deu o Seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

É preciso que redescubramos com São Francisco o verdadeiro sentido do Natal de Jesus. Não podemos deixar que ela se torne uma festa paganizada pelo desejo do consumo nem por um sentimentalismo que não nos comprometa com a paz e o bem das pessoas. O Natal de Jesus que São Francisco vivia e celebrava, fazia-o reviver “os apertos que Jesus passou, sua pobreza e humildade ao nascer e ser posto em cima de palhas, entre o boi e o burro” (1C 84).

Neste ano, em que milhões de nordestinos sentem a dureza de uma seca prolongada, a carência da colheita de alimentos e a morte dos animais, é necessário que o Natal seja celebrado no clima da solidariedade e do sentimento que nos compromete com todos os que estão sofrendo. Isso não significa que não festejemos e nos alegremos, mas que a alegria que nasce do Natal de Jesus una toda a humanidade e nos faça sentir o calor da fraternidade e da solidariedade, pois, em Jesus, somos todos irmãos e irmãs!

No ano de 1223, três anos antes de sua gloriosa morte, São Francisco celebrou o Natal num pobre povoado chamado Greccio. Fez com que todos participassem da noite de Natal revivendo o que tinha acontecido no dia que o Filho de Deus nasceu entre nós. E naquela noite “o menino Jesus que estava dormindo no esquecimento de muitos corações, ressuscitou e deixou a marca de sua lembrança” e todos ficaram cheios de alegria e certos de que quando Jesus nasce no coração da humanidade, a fome é vencida e há fartura não só de pão, mas de paz e de vida. É o que São Francisco quer que seus devotos e romeiros espalhados por todo o Brasil redescubram neste Natal!

Feliz Natal e um Novo Ano iluminado por Aquele que nos fez filhos e filhas de Deus!

Frei Marconi Lins de Araújo – Ministro Provincial.

Veja a Programação no Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé (clique na imagem abaixo para ampliar!)

Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário. 

Ver mais Notícias Destaque!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário