Paróquia de São Francisco realiza Exposição e Lançamento do Livro do Artista LISBOA

Aconteceu no dia 28 de abril de 2014, no Hall do Instituto Federal (IFCE) de Canindé, localizado na km 303, Bairro Jubaia, o lançamento de um Livro com obras do artista canindeense Antônio Vieira Ferreira, conhecido popularmente como Lisboa.

Estiveram presentes no evento o filho do artista Francisco Lisboa, familiares, alunos do Instituto Federal, artistas locais, além de representantes de escolas e autoridades do município.

O evento teve como objetivo homenagear e levar a público as obras artísticas religiosas do artista Lisboa que se encontram no acervo da Paróquia de Canindé.

Frei João Sannig – autor do livro, os artistas Fabiano Chaves e Francisco Lisboa, juntamente com os familiares, apresentaram um pouco da história e das obras do artista Lisboa.

Iniciativa como esta, promovida pela Paróquia de São Francisco, pelos Frades João Sannig e Jean de Souza, são fundamentais para motivar pessoas, instituições, órgãos públicos, na produção literária de materiais da arte canindeense.

Veja algumas imagens da Exposição e Lançamento do Livro:

Saiba mais…

Obra “A Jangada”

Lisboa agora faz sua travessia como “dragão do mar”, símbolo da resistência à escravidão negra que era no Ceará. É a jangada cearense da liberdade. É a sua última viagem em busca da luz (trecho extraído do Livro).

Lisboa veio a falecer no dia 28 de outubro de 2013, antes da conclusão do trabalho, o que não poderíamos deixar de apresentar toda a sua genialidade e generosidade artística, inclusive como um devoto de São Francisco, vindo a colaborar com pinturas e restaurações, como a face de São Francisco no Painel (1979), onde também lembramos de outros artistas como Manoel Messias, Maria Vieira, e tantos outros.

Onde posso encontrar o Livro do artista Lisboa?

Está disponível na Livraria São Francisco, a preço singular. Reúne a catalogação de 06 obras sacras, disposto em 21 quadros, do acervo da Paróquia de Canindé. Vale comentar que o artista também tem outras composições além obras sacras, expressando toda a sua genialidade, que nos fez comparar e mencioná-lo como “Um van Gogh canindeense”.

Agradecemos a todos que colaboraram para a produção e realização desse trabalho!

Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site.

Veja aqui mais notícias destaque do Santuário!