Papa Francisco: “Para ser testemunha com a vida”

«Em nome de São Francisco, digo-vos: não tenho ouro, nem prata para vos dar, mas algo muito mais precioso, o Evangelho de Jesus. Ide com coragem! … Sede testemunhas da fé com a vossa vida: levai Cristo às vossas casas, anunciai-o entre os vossos amigos, abraçai-o e servi-o nos pobres!». É clara a mensagem transmitida pelo Papa aos jovens da Úmbria, mas válida para os cristãos do mundo inteiro. Clara, sobretudo porque chegou no final de um dia vivido no estilo do regresso às origens de uma Igreja imbuída de espiritualidade franciscana. Uma Igreja que cresce pela atracção do testemunho do Povo de Deus, que nada tem a ver com o proselitismo. Por isso, é necessário sair de si mesmo e ir rumo «às verdadeiras periferias existenciais, onde Deus não está».

Um discurso válido para todos, até para as monjas contemplativas chamadas a ser não tanto – ou pelo menos não só – votadas a «uma vida ascética, penitente» porque «este não é o caminho de uma religiosa de clausura católica, nem sequer cristã». Jesus deve estar «no centro da vossa vida, da vossa penitência, da vossa vida comunitária, da vossa oração e até da universalidade da oração». As religiosas de clausura «são chamadas — concluiu — a ter uma grande humanidade, uma humanidade como aquela da Mãe-Igreja; devem compreender todas as realidades da vida, ser pessoas que sabem compreender os problemas humanos, que sabem perdoar, que sabem rezar ao Senhor pelas pessoas».

Fonte: Portal de Noticias do Vaticano.

Ver mais Notícias Destaque do Santuário!