Papa Francisco envia doação para filipinos

O Papa Francisco enviou uma doação de 150 mil dólares (cerca de 347 mil reais) para socorrer a população atingida pelo tufão Haiyan nas Filipinas, anunciou hoje (11) o Vaticano. A doação foi encaminhada pelo Conselho Pontifício ‘Cor Unum’ da Santa Sé.

O dinheiro será entregue à Igreja local, que irá fazer a distribuição dos valores para as regiões mais atingidas pela calamidade. A doação quer ser “uma primeira e imediata expressão concreta dos sentimentos de proximidade espiritual e encorajamento paterno” do Santo Padre, destaca comunicado do organismo divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.

No domingo (11), Papa Francisco enviou uma mensagem de condolências ao presidente das Filipinas, Benigno Aquino, manifestando a sua proximidade com a população atingida pelo tufão.

Uma das regiões mais atindidas pelo tufão nas Filipinas

“Profundamente entristecido pela destruição e perda de vidas causadas pelo super tufão, Sua Santidade o Papa Francisco expressa a sua solidariedade sentida a todos os que foram afetados por esta tempestade e as suas consequências”, refere o texto, enviado através do secretário de Estado do Vaticano, dom Pietro Parolin.

“Ao rezar por todo o povo das Filipinas, o Santo Padre oferece igualmente o seu encorajamento às autoridades civis e ao pessoal de emergência que assiste as vítimas desta tempestade”, destaca Dom Pietro.

O presidente da Conferência Episcopal Filipina, dom José Palma, dirigiu uma mensagem à população apelando à “esperança” diante da tragédia.

Diversas instituições católicas estão fazendo o socorro emergencial aos atingidos, entre elas, a Cáritas Filipina, que colocou em andamento um plano de emergência.

Milhões de pessoas foram obrigadas a procura refúgio fora de suas casas por causa da destruição provocada por ventos que chegaram aos 315 quilômetros por hora em alguns pontos, chuva e tempestades no mar. A polícia filipina teme que o número de vítimas provocado pela passagem do supertufão, considerado o mais potente do ano e provavelmente o mais forte da história na região, alcance os 10 mil mortos.

Fonte: Portal A12.com, CNBB e Rádio Vaticano/Agência Ecclesia.

Ver mais Notícias Destaque!