Notícias Destaques

Benfeitoria no Abrigo dos Romeiros: “A Serviço de São Francisco”

Compartilhe

Operário trabalhando no piso do Abrigo São Francisco

Os romeiros de São Francisco das Chagas se caracterizam pela simplicidade, amor e devoção para com o santo. No Santuário de Canindé encontram espaços para o descanso, oração, reflexão; de paz e amizade fraterna. Estamos falando dentre esses espaço dos Abrigos dos Romeiros (São Francisco e Santo Antônio); locais simples, mas aconchegantes. É um retrato da casa de São Francisco, que acolhe tantos irmãos e irmãs vindas dos locais mais longínquos desse país.

Dentro dessa vivência o devoto Genésio Rodrigues de Freitas, de setenta e cinco anos, de Teresina, Piauí, vem há 55 anos em romaria a Canindé. O mesmo é coordenador da “romaria do chapéu”, uma referência a São Francisco e a Padre Cícero, onde todos vem com veste marrom e chapéu preto.

Durante todos esses anos esse devoto fervoroso já contabilizou 318 romarias de sua terra natal, da comunidade “União São Francisco”.

Cumprindo a promessa para São Francisco das Chagas

O devoto Genésio sempre que visita a cidade da fé, prefere se instalar no Abrigo dos Romeiros, embora detenha de boa condição financeira. Isto porque segundo o mesmo a simplicidade é que nos faz aproximarmos de Deus, de São Francisco de Assis e de nossos irmãos de fé.

A primeira viagem realizada pelo devoto aconteceu no ano de 1957, para cumprir uma promessa de graça alcançada por intercessão de São Francisco das Chagas junto ao nosso Pai celeste, por conta de um grave problema de saúde. Com o pedido atendido, da saúde, desde então o mesmo faz essa manifestação de agradecimento e penitência para com o santo das Santas Chagas. A primeira viagem segundo o devoto foi uma das que mais marcou, pois veio a pé de sua terra natal, mas sentiu toda a presença de Francisco nesse solo de fé e assim continua até hoje organizando a romaria com 08 ônibus de romeiros.

“De São Francisco e de nosso Deus, não tenho dúvida que devo a minha vida espiritual e material”, afirmou o devoto.

Veja algumas imagens que a equipe do Jornal O Santuário registrou da benfeitoria no Abrigo São Francisco e do devoto Genésio Rodrigues (click para ampliar as fotos):

A benfeitoria no Abrigo

O devoto observou também durante todos esses anos de visita a cidade da fé o empenho dos frades do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas em melhorar a estadia dos romeiros, o que é uma grande graça a ajuda de todos, tendo possibilitado muitas benfeitorias como a Coberta da Praça da Gruta, da reforma da Basílica, dos novos banheiros, lavanderia e cozinha no Abrigo São Francisco, entre outras.

O que motivou ao devoto Genésio a também deixar a sua contribuição. O mesmo nos relatou uma graça que alcançou por intercessão do santo em Canindé, quando enfrentou um início de AVC (Acidente Vascular Celebral), tendo no momento feito uma promessa que se atendido deixaria a sua contribuição para melhorar um pouco a estadia dos romeiros no Abrigo São Francisco, principalmente daqueles que tem dificuldade em locomoção, como os idosos e cadeirantes. A benfeitoria seria a substituição dos espaços onde houvesse calçamento em pedra por um piso de fácil acessibilidade, feito em cimento e concreto. Com sua saúde recuperada o mesmo está cumprindo a promessa.

Outra benfeitoria que está sendo feita pelo devoto são as pinturas e troca de instalações elétricas de alguns dormitórios da ala azul.

Início das benfeitorias no Abrigo São Francisco

O devoto Genésio Rodrigues trouxe uma verdadeira comitiva de sua cidade, de Teresina, PI, com muitos devotos de São Francisco para ajudar na obra, ao todo são 16 pessoas, contando ainda com mais 06 trabalhadores de Canindé.

Com o apoio da comunidade paroquial, equipe de estrutura e o pároco de Canindé, o devoto está realizando o seu sonho, como afirmou o devoto: “Então, chegou a hora de também fazer algo de concreto pelos romeiros de São Francisco. Estou muito feliz em poder ajudar, pois considero o Abrigo São Francisco um lugar especial, porque aqui está meus irmãos. E se Deus permitiu, vou deixar um pouco da minha contribuição para essa cidade abençoada, pois Jesus fala que temos que fazer a nossa parte.”

Dados da Obra, fornecido pelo mestre de obras, José Ribamar, de Teresinha-PI:

Início: 18 de julho de 2012

Operários na obra: 16

Material já utilizados: 200 sacos de cimento, 32m2 de brita, 15 carradas de areia, 1 milheiro de tijolos.

Previsão de término: 45 dias

Expediente: domingo a sexta, pela manhã e tarde

Saiba mais…

Os Abrigos de Hospedagens do Santuário de Canindé

Em Canindé os romeiros contam com dois Abrigos de alojamento, do Santuário-Paróquia, ambos localizados no bairro Santa Luzia. Durante os últimos anos foram realizadas algumas reformas pelo Santuário, como no Abrigo São Francisco que foi contemplado com um grande complexo de banheiros, cozinha comunitária, lavanderia e espaço de um restaurante que funciona durante os festejos. Ainda falta muito o que melhorar nos mesmos, como os espaços dos dormitórios, mas com a ajuda e perseverança de nosso irmãos franciscanos menores veremos mais irmãos e irmãs sendo bem acolhidos, como a hospitalidade de São Francisco de Assis.

Que Deus e São Francisco abençoe todos nossos irmãos romeiros, paroquianos, devotos, visitantes, de nosso Santuário de Canindé. São Francisco das Chagas Rogai por nós!

Fonte: Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário de São Francisco.

Ver mais Notícias Destaque!

 

1 Comentário »

1 Comentário »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

WP-SpamFree by Pole Position Marketing


© 2011-2017 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal