Notícias Destaques

Um oásis de silêncio em meio à Romaria: Mosteiro das Clarissas proporciona uma acolhida marcante aos romeiros de Canindé

Compartilhe

Mosteiro do Santíssimo Sacramento das Irmãs Clarissas Canindé

O ambiente respira silêncio. Adentrando à Igreja do Mosteiro do Santíssimo Sacramento em Canindé, das Irmãs Clarissas, sente-se logo um apelo à oração. E é esta a primeira atitude do visitante ou do romeiro, que, entrando pela porta principal da Igreja, logo ajoelha-se diante do Santíssimo Sacramento que, diariamente e o dia inteiro, fica exposto a visitação e adoração tanto dos romeiros como das irmãs.

Acompanha nessa louvação um belo coro de passarinhos, que fazem o visitante sentir-se num oásis. Tudo convida ao silêncio e à contemplação, tudo convida à oração, a esta dimensão fundamental da vida cristã que São Francisco e Santa Clara tão bem viveram.

Depois da Santa Missa, celebrada diariamente às 6 da manhã, os romeiros começam a chegar. As irmãs responsáveis pelo serviço externo, Ir. Ana Clara e Ir. Guadalupe, prontamente recebem a todos. Esta acolhida das irmãs faz diferença para muitos romeiros. D. Maria Helena, que vem em Romaria a Canindé há mais de 30 anos, conta, por exemplo, que desde que o Mosteiro foi fundado nunca deixou de incluir no seu roteiro de peregrinação uma visita àquele local.

Assim, ao longo do dia os grupos de romeiros vão chegando e, depois que fazem sua oração e adoração particular, recebem das mãos da Madre Abadesa e das demais irmãs a benção de Santa Clara. Numa rápida conversa os romeiros pedem orações, buscam aconselhamento e não escondem a alegria e o sorriso por estarem alí.

Comunidade das Irmãs Clarissas no Mosteiro em Canindé

Na saída deixam ainda escritos seus pedidos para que as irmãs, que estão a todo o momento em adoração diante do Senhor, possam levar a Jesus seus rogos. Na expressão de uma destas romeiras, “saem com o coração cheio de paz”, seja pelo exemplo de simplicidade e entrega que encontram nas irmãs, seja pela oportunidade que tiveram de um encontro mais íntimo e pessoal com o Senhor.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaboração: Frei Marcos Carvalho, OFM.

Ver as notícias do dia a dia da Festa de São Francisco

Ver mais Notícias Destaque!

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Marcos Paulo disse:

    Em breve visitarei este pedaço do céu aqui na Terra, dia 23/12/12. PAZ E BEM!
    Marcos Paulo (Postulante da Congregação do Santíssimo Redentor)
    Caucaia-CE


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

WP-SpamFree by Pole Position Marketing


© 2011-2017 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal