Um oásis de silêncio em meio à Romaria: Mosteiro das Clarissas proporciona uma acolhida marcante aos romeiros de Canindé

Texto registrado na Festa de São Francisco, por Frei Marcos Carvalho, OFM.

Mosteiro do Santíssimo Sacramento das Irmãs Clarissas de Canindé, Ceará

O ambiente respira silêncio. Adentrando à Igreja do Mosteiro do Santíssimo Sacramento em Canindé, das Irmãs Clarissas, sente-se logo um apelo à oração. E é esta a primeira atitude do visitante ou do romeiro, que, entrando pela porta principal da Igreja, logo ajoelha-se diante do Santíssimo Sacramento que, diariamente e o dia inteiro, fica exposto a visitação e adoração tanto dos romeiros como das irmãs.

Acompanha nessa louvação um belo coro de passarinhos, que fazem o visitante sentir-se num oásis. Tudo convida ao silêncio e à contemplação, tudo convida à oração, a esta dimensão fundamental da vida cristã que São Francisco e Santa Clara tão bem viveram.

Depois da Santa Missa, celebrada diariamente às 6 da manhã, os romeiros começam a chegar. As irmãs responsáveis pelo serviço externo, Ir. Ana Clara e Ir. Guadalupe, prontamente recebem a todos. Esta acolhida das irmãs é uma alegria para muitos romeiros.

Assim, ao longo do dia os grupos de romeiros vão chegando e, depois que fazem sua oração e adoração particular, recebem das mãos da Madre Abadesa e das demais irmãs a benção de Santa Clara. Numa rápida conversa os romeiros pedem orações, buscam aconselhamento e não escondem a alegria e o sorriso por estarem ali.

Na saída deixam ainda escritos seus pedidos para que as irmãs, que estão a todo o momento em adoração diante do Senhor, possam levar a Jesus seus rogos. Na expressão de uma destas romeiras, “saem com o coração cheio de paz”, seja pelo exemplo de simplicidade e entrega que encontram nas irmãs, seja pela oportunidade que tiveram de um encontro mais íntimo e pessoal com o Senhor.

Veja algumas imagens das irmãs clarissas em Canindé:

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário. Colaboração: Frei Marcos Carvalho, OFM.

Ver mais Notícias Destaque!

2 respostas

1. Gostaria de saber, se posso pedir as orações das Irmãs Clarissas, pela internet, pois preciso muito
    delas, e moro muito longe, Belo Horizonte, MG. Podem me responder pelo e-mail:[email protected]
    Agradeço muito,
    Rosarinha

Paz e bem, Olá Sra. Rosarinha, pode entrar em contato com as Irmãs Clarissas no Mosteiro pelo fone: (85) 3343.0126.
    e pedir a sua oração. Att, Equipe de Comunicação do Site Santuário.

1. Fico muito feliz por relembrar momentos de grande emoção que passei quando estive conhecendo o carisma mais de perto. Agradeço a todas as irmãs que me acolheram tão bem. Espero que possas um dia ser uma um dia nas graças de Deus. PAZ E BEM!