Notícias Destaques

Novidades no Zoo: inauguração de Meliponário Sertões de Canindé

Compartilhe

Reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, com o colaborador Francisco Ximenes Fraga, no Zoológico Santuário

O Zoológico Santuário São Francisco de Canindé, Ceará, traz uma grande novidade com a inauguração de um meliponário. O objetivo é realizar trabalho educativo e de preservação das abelhas nativas do sertão junto a comunidades e ao conhecimento dos visitantes do Zoo.

O evento acontecerá na manhã dessa sexta-feira, 12 de outubro, quando celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças.

Venha e traga sua família para passar uma manhã agradável no Zoo de Canindé!

Saiba mais…

O que é um meliponário?

É uma coleção de colmeias de abelhas “sem ferrão” (Meliponíneos) de vários tipos. No Zoo de Canindé as colmeias de abelhas são da espécie “jandaíra” (nome científico: melipona subnitida). Saber mais sobre os cuidados dessas amigas abelhinhas é muito importante, pois estão ameaçadas de extinção e trabalhar o lado educativo e de preservação garantirá a manutenção dessa espécie nativa.

Confira algumas imagens do meliponário no Zoológico de Canindé e da visita do reitor Frei Marconi ao meliponário em Fortaleza:

 

O meliponário no Zoo

Francisco Ximenes Fraga, colaborador do meliponário do Zoo de Canindé

Com colaboração de Francisco Ximenes Fraga, de Fortaleza, CE, o Zoo de Canindé recebe a doação do meliponário com o tema dedicado ao cuidado das abelhas nativas dos sertões de Canindé. Ao todo são seis colmeias, cerca de 800 a 2000 abelhas jandaíra, um tipo de espécie sem ferrão.

Para Francisco Ximenes, a manutenção da abelhas depende de vários fatores, o que o levou a fazer um estudo sobre a viabilidade do meliponário no Zoo do Santuário de Canindé, observando como um local muito agradável, arborizado, florido, com água e bem cuidado. Francisco, também reflete que o mel é um subproduto e  que ainda o mais interessante é falar sobre a importância das abelhas na polinização das plantas, ou seja como agente polinizador, garante condições para a preservação das florestas, a manutenção da vida.

Francisco, fala com alegria em poder trazer esse projeto para o Zoo e pede aos visitantes silêncio para as abelhinhas. Observe em silêncio!

O projeto trará bons frutos a toda comunidade, aos visitantes, em especial as crianças que vão aprender desde cedo sobre a proteção do meio ambiente.

 

Venha e traga sua família para passar uma manhã agradável no Zoo de Canindé!

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

WP-SpamFree by Pole Position Marketing


© 2011-2018 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal