Novidades no Zoo: inauguração de Meliponário Sertões de Canindé

Reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, com o colaborador Francisco Ximenes Fraga, no Zoológico Santuário

O Zoológico Santuário São Francisco de Canindé, Ceará, traz uma grande novidade com a inauguração de um meliponário. O objetivo é realizar trabalho educativo e de preservação das abelhas nativas do sertão junto a comunidades e ao conhecimento dos visitantes do Zoo.

O evento acontecerá na manhã dessa sexta-feira, 12 de outubro, quando celebramos o dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças.

Venha e traga sua família para passar uma manhã agradável no Zoo de Canindé!

Saiba mais…

O que é um meliponário?

É uma coleção de colmeias de abelhas “sem ferrão” (Meliponíneos) de vários tipos. No Zoo de Canindé as colmeias de abelhas são da espécie “jandaíra” (nome científico: melipona subnitida). Saber mais sobre os cuidados dessas amigas abelhinhas é muito importante, pois estão ameaçadas de extinção e trabalhar o lado educativo e de preservação garantirá a manutenção dessa espécie nativa.

Confira algumas imagens do meliponário no Zoológico de Canindé e da visita do reitor Frei Marconi ao meliponário em Fortaleza:

O meliponário no Zoo

Francisco Ximenes Fraga, colaborador do meliponário do Zoo de Canindé

Com colaboração de Francisco Ximenes Fraga, de Fortaleza, CE, o Zoo de Canindé recebe a doação do meliponário com o tema dedicado ao cuidado das abelhas nativas dos sertões de Canindé. Ao todo são seis colmeias, cerca de 800 a 2000 abelhas jandaíra, um tipo de espécie sem ferrão.

Para Francisco Ximenes, a manutenção da abelhas depende de vários fatores, o que o levou a fazer um estudo sobre a viabilidade do meliponário no Zoo do Santuário de Canindé, observando como um local muito agradável, arborizado, florido, com água e bem cuidado. Francisco, também reflete que o mel é um subproduto e  que ainda o mais interessante é falar sobre a importância das abelhas na polinização das plantas, ou seja como agente polinizador, garante condições para a preservação das florestas, a manutenção da vida.

Francisco, fala com alegria em poder trazer esse projeto para o Zoo e pede aos visitantes silêncio para as abelhinhas. Observe em silêncio!

O projeto trará bons frutos a toda comunidade, aos visitantes, em especial as crianças que vão aprender desde cedo sobre a proteção do meio ambiente.

Venha e traga sua família para passar uma manhã agradável no Zoo de Canindé!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário