Nota Oficial da Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé sobre a pandemia Covid-19 (coronavírus). Confira como ficarão as missas na Basílica

A Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, no sertão do Ceará, por meio do pároco e reitor e da fraternidade franciscana, em consideração às orientações das autoridades do Município e do Estado sobre a prevenção do Covid-19 (coronavírus), vêm a público, para:

Considerando a situação mundial em relação ao novo coronavírus, classificada como pandemia pela OMS, como também a divulgação de casos confirmados no Estado do Ceará;

Considerando que a taxa de mortalidade verificada se eleva entre idosos e portadores de doenças crônicas;

Considerando o alto risco de disseminação do novo coronavírus se mantido o fluxo regular de pessoas no município, tanto no tocante ao público interno (moradores, paroquianos) e externo (turistas, romeiros, visitantes, etc) que aqui convergem semanalmente.

Considerando a intenção de impedir o alastramento da pandemia do município de Canindé, especialmente nos estabelecimentos e equipamentos religiosos, a fim de evitar a aglomeração, de modo geral;

Resolve,

1. Reduzir o número de missas especiais, garantindo as transmissões através das nossas mídias digitais, adotando o seguinte cronograma:

DE SEGUNDA A SEXTA

06h – Mosteiro (Missa transmitida pelas Rádios São Francisco e FM Santa Clara) – exclusiva para as Irmãs Clarissas

09h – Basílica de São Francisco (Somente transmitida pelas Rádios, internet pelo site Santuário, NTS e mídias)

SÁBADO

DOMINGO

1. ORIENTAR que idosos e enfermos fiquem em casa e acompanhe nossas transmissões através dos meios de comunicação (rádios) e mídias digitais (pela internet). Aproveitando este momento para fazer sua comunhão espiritual;
  2. SUSPENDER por tempo indeterminado as confissões individuais e comunitárias;
  3. SUSPENDER procissões, caminhadas, encontros e missas na sede e zona rural.

Sobre a programação da Semana Santa será decidida junto a fraternidade franciscana durante esta semana e logo em seguida será divulgada.

A Paróquia-Santuário mantém-se atenta a possíveis novas orientações dos dirigentes civis e religiosos para prontamente agir em favor do bem-comum e, caso necessário, adotar outras medidas.

Cordialmente,

Frei Jonaldo Adelino de Souza, OFM – Pároco e reitor

Santa Missa do Santuário pelos meios de comunicação

Estaremos unidos em oração nesse momento. Reze conosco e acompanhe pelas emissoras de rádio e pela internet através das mídias digitais a Santa Missa que será transmitida diariamente às 9h da manhã.

O Santuário-Basílica está aberto apenas para visitação.

Nota atualizada às 8:46, do dia 19 de março de 2020. Fique atento as novas informações do Santuário. Estaremos unidos em oração. São Francisco das Chagas, rogai por nós.