Nacional: Igreja manifesta solidariedade às vítimas da tragédia em Santa Maria (RS)

O incêndio ocorrido em uma casa noturna da cidade de Santa Maria (RS) na madrugada de domingo, 27 de janeiro, matou 231 pessoas e pelo menos 121 feridas, 80 delas em estado grave. O socorro às vítimas está sendo realizado em hospitais da cidade e também da capital, Porto Alegre.

Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, enviou mensagem ao arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rupert, recordando que os jovens cariocas realizaram uma vigília na Catedral em que rezaram pelos falecidos, familiares e amigos das vítimas. “Nossos corações estão abalados com essa grande tragédia (…) que ceifou a vida de inúmeros jovens dessa cidade, em especial, dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria”.

Já o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, pediu ao clero de sua Arquidiocese que celebrem missas em intenção das vítimas do incêndio. Em sua nota de pesar, expressou sua solidariedade e recordou que “a tristeza aumenta com a constatação de que a tragédia foi consequência de uma série de erros e omissões, certamente evitáveis, se tivessem sido observadas as normas de segurança prescritas”.

O bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, que já atuou como referencial para a Juventude no Regional Sul 3 da CNBB, destinou mensagem aos familiares dos jovens falecidos. “Somos atingidos por sentimentos de dor e tristeza. Dor pela vida de tantos jovens; tristeza pelas famílias e amigos destes jovens. Por quê? Resta-nos neste instante o silêncio respeitoso; e, sobretudo, a prece solidária”.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG), também disse, por meio de nota, estar unido em oração neste momento. “Que Nossa Senhora da Piedade cubra com seu manto de amor os pais e familiares destes jovens, nesse momento de dor e sofrimento enchendo os corações de esperança e fé”.

A Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB também emitiu Nota de solidariedade:

Ao nosso irmão Bispo Dom Hélio Adelar Rupert e à Igreja de Santa Maria (RS), às famílias que choram os filhos mortos na tragédia, aos jovens e às jovens que acreditam na vida e sonham com a felicidade.

(veja notícia completa)

Saiba mais…

Mensagem da Comissão Episcopal Pastoral da Juventude – CNBB:

“Rezamos por vocês e com vocês para poderem enfrentar e superar este momento. Que este acontecimento provoque, também, em toda sociedade e na Igreja um sério questionamento, se, realmente, estamos acreditando na juventude, apostando nela e defendendo sua vida. Projetos pastorais, políticas públicas, iniciativas populares necessitam estar mais voltadas às novas gerações. Proteger e defender a vida sempre, em qualquer lugar é testemunhar a fé: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.’ (Jo 11,25).”

POR: CNBB, 28 DE JANEIRO DE 2013.

Ver mais Notícias Destaque!