“Irmãos romeiros: Coração de Canindé”, será o tema do Dia do Romeiro 2015

No cartaz a Basílica no coração da cidade, e uma devota da comunidade União São Francisco, nos estados do Piauí e Maranhão, também conhecida como romaria do chapéu, alusão simbólica ao chapéu de Padre Cícero e a veste marrom de São Francisco

No dia 03 de fevereiro é comemorado em Canindé o Dia do Romeiro, na sua 10ª edição, data instituída pela lei nº 1872/05 de 02 de março de 2005 pela gestão municipal, e apoiada pela Paróquia de São Francisco das Chagas, com o objetivo de homenagear os romeiros peregrinos e todos os devotos, que além de expressar a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Esse dia também simbolicamente conclui o ciclo de maior fluxo das romarias a Canindé, que vai de setembro a janeiro. Como é conhecedor no dia 2 de fevereiro acontece uma grande festa em Juazeiro do Norte-CE, de Nossa Senhora das Candeias.

Quando os romeiros do Padre Cícero nesse dia voltam para suas casas passando por Canindé, registramos muitos romeiros em nosso Santuário franciscano. Depois desse momento, todos aguardam pelas chuvas. O povo agricultor cuida do plantio e espera pela época da Festa de São Francisco para reiniciar suas romarias.

Veja a Programação 2015:

Missas na Gruta/Basílica: 6h, 9h, 17h – Missa Festiva do Dia do Romeiro. Em seguida Procissão com o Painel de São Francisco pelas ruas de Canindé.

Momento Social e Cultural:

– Apresentações culturais, com a Banda J. Ratinho, Grupo Xique-Xique, entre outras

– Homenagens

– Show de agradecimento do cantor Vicente Neri

Saiba mais…

A romaria de Nossa Senhora das Candeias

Maria vai ao templo e apresenta seu filho primogênito Jesus, conforme a prescrição da Lei de Moisés, e assim se purificando termina o tempo de seu resguardo. Nesta ocasião o velho Simeão profetiza mais dores para a Virgem Maria.

Padre Cícero muito devoto de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Juazeiro, incentivava a Festa das Candeias, porque pelo velho Simeão, Nossa Senhora recebeu pela primeira vez o título “das Dores”.

Venha a Canindé, CE! Aguardamos você de coração aberto!

Realização e apoio colaborativo: Paróquia de São Francisco das Chagas, Secretaria de Turismo de Canindé

Fonte: Equipe de Comunicação do Site do Santuário. Colaboração: Frei João Sannig, Ofm