Notícias Destaques

III Assembleia do Sistema de Comunicação: “Silêncio e Palavra: caminho de evangelização”

Compartilhe

“A Igreja instituiu o Dia Mundial das Comunicações Sociais, celebrado anualmente no dia da Ascensão do Senhor (dia 20 de maio). Para cada ano, o Papa propõe um tema, para ser refletido e debatido, especialmente pelos comunicadores. O tema deste ano foi: ‘Silêncio e Palavra: caminho de evangelização’.(CNBB)” Dentro desse contexto foi realizada no Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé a III Assembleia do Sistema de Comunicação da Província Franciscana de Santo Antônio de Santo Antônio do Brasil, que neste ano aconteceu entre os dias 17 e 18 de maio, no Centro de Treinamento.

Partilha e vivência da Assembleia de Comunicação

A Assembleia contou com a presença de comunicadores do Sistema de Comunicação, agentes de pastoral da comunidade ligados a atividades de comunicação e ainda comunicadores de outras emissoras de rádio local e da região. Tivemos também a presença dos frades Frei Marconi Lins (ministro da Província), Frei Jean Souza (Guardião do Santuário), Frei João Amilton (Pároco e Reitor) e Frei Sérgio Moura (vigário paroquial).

A programação que teve abertura no dia 17 de maio iniciou as atividades com apresentação da História e Missão do Sistema de Comunicação da Província – entre os Desafios e as Perspectivas, com Frei Jean Souza, Ofm. Logo em seguida tivemos a reflexão do tema “Silêncio e Palavra a caminho da Evangelização” com o ministro Provincial Frei Marconi Lins de Araújo, Ofm. Pela tarde houve o retorno das atividades trazendo a vivência da Pastoral da Comunicação (PASCOM) na região pastoral São Francisco, e a Partilha das Experiências de Comunicação no Santuário, com: Jornal O Santuário e Web Site Santuário; Campanha dos Benfeitores do Santuário e a Santa Missa da Basílica pela Rede Vida; Web TV Paz e Bem; e Livraria São Francisco. O Ministro provincial encerrou o primeiro dia fazendo memória a vivência das atividades do dia e abençoou os que estavam presentes.

No segundo dia, 18 de maio, iniciamos com a Missa com os Garis, em comemoração ao dia do Gari. Logo mais aconteceu uma palestra sobre MOTIVAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO, com a palestrante e consultora Lourdes Neta, da Gold Eventos. Já pela tarde foi apresentado o Estatuto do Sistema de Comunicação x Estatuto Social da Província, e trouxe uma breve apresentação das Emissoras AM São Francisco e FM Santa Clara, no Ministério das Comunicações. Frei Jean encerrou as atividades avaliando a Assembleia e agradecendo a participação de todos.

Veja alguma imagens desse importante momento:

Mensagem do Ministro Provincial, Frei Marconi, sobre a 3ª Assembleia de Comunicação da Província:

Muitas vezes a palavra província ou o nome completo de nossa entidade religiosa – Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil – pode parecer algo abstrato, distante da realidade! No entanto, quando falamos dos frades franciscanos que vivem e atuam pastoralmente em Canindé e que entre suas atividades estão a evangelização através dos meios de comunicação – Radio São Francisco AM, Rádio Santa Clara FM, Jornal Santuário de São Francisco e outros meiosas coisas se tornam concretas e a Província aparece como uma realidade dinâmica, geograficamente situada e pessoalmente identificada nos frades que a compõem.

Foi essa a sensação que experimentei durante os dias 17 e 18 de maio quando participei da 3ª Assembleia do Sistema de Comunicação da Província que teve como tema “Silêncio e Palavra a caminho da Evangelização”.

Foram dois dias intensos de partilha de projetos voltados para a evangelização através dos meios de comunicações sociais e das novas tecnologias da informação, de reflexão e de treinamento para assumir com competência essas ferramentas tão necessárias para o anúncio do Reino de Deus e a construção de uma sociedade permeada pelos valores do Evangelho de Jesus.

No início da Assembleia, detemo-nos no tema que a orientava e que iluminava a construção desses dias de reflexão, formação e planejamento. Ele era inspirado na mensagem que o papa Bento XVI enviara para o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais ocorrido no dia 20 de maio. Na mensagem o papa afirmava: “O Silêncio é parte integrante da comunicação, e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos”.

Dentro desta perspectiva do silêncio que possibilita a escuta do outro, da história, dos apelos da realidade, fomos fazendo acontecer nossa assembleia percebendo que já temos um grupo de comunicadores competentes, que estamos em sintonia com a Pastoral da Comunicação (PASCOM) da Igreja no Brasil, que queremos compartilhar com os demais profissionais de comunicação de Canindé o que estamos buscando para nosso Sistema de Comunicação. Foi muito boa a presença de profissionais de comunicação das outras emissoras a partir do trabalho conjunto que já realizamos com a criação da Rede Paz e Bem de emissoras de rádio, voltada, sobretudo, para a cobertura da Festa de São Francisco e de outros eventos eclesiais em Canindé e região.

Dentro da Assembleia tivemos um momento importante de nosso compromisso com a realidade de Canindé que foi a celebração do Dia do Gari, 18 de maio, vivenciado na eucaristia e no café da manhã com um grupo significativo de garis de nossa cidade.

Estamos no caminho certo, pois buscamos construir um projeto claro e consistente de comunicação, que corresponda aos desafios que as novas tecnologias da informação lançam à missão evangelizadora da Igreja. A questão jurídica e administrativa do Sistema de Comunicação esteve na pauta, bem como o desafio da autossustentação das emissoras franciscanas.

Resta-nos parabenizar Frei Jean, Frei João Amilton, nossa equipe de comunicadores e funcionários que fazem acontecer uma comunicação de qualidade, comprometida com os valores evangélicos e franciscanos aos quais nosso Sistema de Comunicação está a serviço.

Frei Marconi Lins, OFM |Ministro Provincial da Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil

Veja outras Notícias Destaques!

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário de São Francisco.

Seja o primeiro a comentar »

Seja o primeiro a comentar »


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

WP-SpamFree by Pole Position Marketing


© 2011-2017 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal