Grito dos Excluídos/as em Canindé acontecerá no dia 06 de setembro

A Pastoral Social, da Paróquia de São Francisco das Chagas, está organizando mais uma vez o Grito dos Excluídos/as, em Canindé. O tema principal deste ano será: “Que país é este, que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”.

O movimento popular do Grito em Canindé neste ano 2015 terá uma programação diferente: primeiro em relação a data que foi antecipada para o dia 06 de setembro (domingo), às 15h, e segundo pela caminhada que acontecerá dos bairros da cidade em direção a Basílica, refletindo vários temas importantes, como saúde pública, crise de água e bons caminhos para juventude.

Vamos conferir a programação dos pontos de concentração e saídas das caminhadas, às 15h:

Concentração 1: Em frente a residência do Cajueiro, com populares dos bairros Canindezinho e “S” (Esse), seguindo em caminhada se encontrão com os bairros Santa Luzia e CAN, em frente ao Colégio Carlos Jereissat. Tema refletido: “Saúde Pública”.

Concentração 2: Na Igreja de Cristo Rei (Monte), teremos os bairros Monte, Cachoeira da Pasta, João Paulo II e São Mateus. Tema refletido: “A crise da água”

Concentração 3: Na Igreja de São Pedro, no Alto do Moinho, também teremos ainda os bairros da Palestina e Adalto Bezerra, que desceram em caminhada para a comunidade Sagrado Coração de Jesus. Tema refletido: “A Juventude”

A conclusão da programação do Grito dos Excluídos/as em Canindé acontecerá na Celebração das 18h, na Quadra da Gruta, com o celebrante Frei Marconi Lins, Ofm – pároco.

Informações da organização ligue: (85) 3343.5766

Saiba mais…

Conhecendo a história do movimento Grito dos Excluídos/as 

A proposta do Grito surgiu no Brasil no ano de 1994 e o 1º Grito dos Excluídos foi realizado em setembro de 1995, com o objetivo de aprofundar o tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano, que tinha como lema “Eras tu, Senhor”, e responder aos desafios levantados na 2ª Semana Social Brasileira, cujo tema era “Brasil, alternativas e protagonistas”. Em 1999 o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

O Grito é uma descoberta, uma vez que agentes e lideranças apenas abrem um canal para que o Grito sufocado venha a público.

O Grito brota do chão e encontra em seus organizadores suficiente sensibilidade para dar-lhe forma e visibilidade. O Grito não tem um “dono”, não é da Igreja, do Sindicato, da Pastoral; não se caracteriza por discursos de lideranças, nem pela centralização dos seus atos; o ecumenismo é vivido na prática das lutas, pois entendemos que os momentos e celebrações ecumênicas são importantes para fortalecer o compromisso.

Fonte: Pastoral Social, Grito dos Excluídos/as, e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Veja mais sobre o Grito dos Excluídos/as, clique aqui!

Veja mais Notícias Destaques!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário