Governo do Estado realiza obra de Revitalização do Corredor Religioso de Canindé

A obra de Revitalização do Corredor do Centro Religioso de Canindé foi iniciada no dia 27 de junho de 2018.

“O projeto conforma um conjunto de ações de recuperação, renovação e requalificação urbana, as quais, uma vez implementadas, representarão a contrapartida adequada em escala e qualidade urbanístico-ambiental às demandas da população do Município e dos visitantes”, como afirma o Projeto Executivo da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Município.

O projeto acontece em parceria entre o Governo do Estado do Ceará e o Governo do Município de Canindé.

Conheça o Projeto de Revitalização do Corredor Religioso, o “Corredor do Romeiro”

A área de intervenção é composta por quatro trechos:

TRECHO 01 – Requalificação do espaço do entorno da Praça da Igreja de Nossa Senhora das Dores – espaço que se articula com a Av. Francisco Campos – Via Processional e Rua Gervásio Martins.

TRECHO 02 – Requalificação da Via Processional – Av. Francisco Campos, desde a Rua Mozart Pinto até a Igreja do Cristo Redentor (Igreja do Monte)

TRECHO 03 – Abertura da “Via Iluminada” ao lado do Convento Franciscano para interligar a Av. Francisco Campos e Rua Raimundo Costa Ribeiro com a Rua Professora Mercês, e desta com a Praça da Basílica.

TRECHO 04 – Transformação da Rua Gervásio Martins em via Processional / calçadão de comércio interligando a Praça da Basílica à Praça da Igreja das Dores.

Reprodução: Infográfico do Projeto Executivo do Corredor Religioso, da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura do Município de Canindé, CE

Confira algumas imagens da evolução dos serviços do Corredor Religioso com início no dia 27 de junho:

Quais trechos foram iniciados?

Devido a proximidade do período de maior fluxo da romaria e da Festa de São Francisco das Chagas (que acontece de 24 de setembro a 04 de outubro), a obra teve sua brevidade de início nos trecho 04 (Rua Gervásio Martins) e trecho 01 (entorno da Praça da Igreja de N. Senhora das Dores). O trecho 03 (ao lado do Convento) tem previsão para início ainda em agosto, e o trecho 02 (na Av. Francisco Campos, Igreja do Monte) logo após o período dos festejos.

A empresa responsável pela obra é a Korp Empreendimentos, de Fortaleza, CE.

De acordo com o mestre de obra Nerci Ribeiro e o supervisor Mauro Henrique, a entrega dos primeiros trechos estão previstos até o início da festa do padroeiro, e para isso toda força de trabalho está sendo empenhada, contando no momento com 13 operários e contratação de mais pessoal conforme o andamento dos serviços. Mauro, afirma ainda que grande parte das pessoas que estão trabalhando são própria cidade.

A rua Gervásio Martins já começa a ganhar forma, os trabalhos no momento se concentram na instalação de meio fio e piso intertravado. O projeto trará benefício aos pedestres, com calçadas largas e vias bem iluminadas, além de paisagismo e sinalizações.

Assinatura da Ordem de Serviço

No dia cinco de junho deste ano, o governador Camilo Santana autorizou o início das obras de revitalização do Corredor Religioso do município de Canindé, durante o evento de inauguração da Delegacia Regional e do Sistema de Videomonitoramento. Na oportunidade estavam presentes o reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, OFM, o pároco, Frei Jonaldo Adelino, OFM, e o presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco de Canindé, Frei João Sannig, OFM.

A empresa Korp Empreendimento se comprometeu para concluir a obra do Corredor Religioso até janeiro de 2018.

Saiba mais…

O que justifica a importância do projeto do Corredor Religioso para a cidade

– a atratividade das romarias no âmbito regional;
– a projeção de aumento da população da sede municipal: infraestrutura da Cidade e a sua condição de centro regional;
– a insuficiência de serviços de apoio aos contingentes romeiros;
– a qualificação do ambiente urbano e o turismo religioso

Vamos continuar acompanhando as obras e trazer mais novidades para você romeiro, paroquiano, visitante, da Paróquia Santuário de São Francisco das Chagas.

Fotos: Arquivo da Paróquia de São Francisco (colaboração Rogério Sales).