Frei Reginal Araújo: “Louvado sejas meu Senhor pela irmã Morte Corporal”

Frei Reginaldo Araujo, nascido a 01 de fevereiro de 1925, no sítio Cantinho, município de Lavras da Mangabeira – no Ceará. Ainda criança mudou-se para o Sítio Campos que pertence ao município de Icó – no Ceará. Aos 23 anos de idade deu inicio a sua Vida Franciscana no Convento de Santo Antônio na cidade de Canindé. Durante toda a sua caminhada de Vida Religiosa foram muitas as comunidades onde Frei Reginaldo viveu, a lembrar: Convento de São Francisco em Salvador na Bahia; Convento de Santo Antonio de Recife, em Pernambuco, por mais de 15 anos, onde trabalhou no Comissariado da Terra Santa possibilitando assim a sua passagem por diversos Conventos Franciscanos a serviço deste trabalho. Morou também  no Convento de Nossa Senhora das Dores em Fortaleza e por duas vezes na sua querida cidade de São Cristóvão em Sergipe de onde veio para Canindé, na qual já tinha vivido por dois períodos e viveu os últimos anos da sua vida.

Precisamente em Canindé, entre tantos serviços que prestou no passado, ajudou no inicio das instalações do Hospital São Francisco, aonde  chegou a falecer  às 22 horas do dia 19 de dezembro de 2011 aos oitenta e seis anos de idade, deixando-nos a mensagem de que “colhemos aquilo que plantamos”. Agora, nosso Frei Reginaldo a quem carinhosamente os irmãos chamavam de Regis, volta a Casa do Pai, de onde veio com a missão de viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.  Sua partida deixa saudades entre os tantos amigos seus, que em vida, mantinham um laço estreito de amizade. Deixará também lembranças na vida de muitos pobres que ajudava constantemente mesmo que por vezes às ocultas, seguindo o mandato de Jesus “dá, de tal forma que a tua mão esquerda não saiba o que deu a direita”. Ou seja, ajudava sem olhar a quem.

Para a nossa fraternidade franciscana fica o agradecimento a Deus pelos mais de 60 anos de Consagração em nossa família religiosa do nosso Frei Reginaldo e certamente a lembrança daquele que em vida nos dizia que “estava tudo tinindo”, que partiu para o abraço de Deus também tinindo.

Nosso sincero agradecimento aos seus familiares e tantos amigos que ao longo dos doze dias que esteve no Hospital São Francisco não faltaram com o carinho, o apoio e o afeto amoroso para com o nosso irmão. Deus pague a todos e nos dê a certeza de nos encontrarmos todos um dia na Feliz Ressurreição!

Frei Jean, guardião, pela fraternidade franciscana