O frade menor Frei José Batista parte para a Casa do Pai

“Louvado sejas, meu Senhor,
Por nossa irmã a Morte corporal,
Da qual homem algum pode escapar” (São Francisco de Assis, Cântico das Criaturas)

No final da manhã da última segunda-feira, dia 03 de março, a Irmã Morte veio buscar o nosso caro confrade JOSÉ BATISTA SOBRINHO, que atualmente fazia parte da Fraternidade de Pesqueira (PE). Frade simpático e sorridente, bem humorado, tinha um profundo ardor missionário. Nos diversos lugares por onde passou (Óbidos, Canindé, Fortaleza, Pesqueira, entre outros) deixou as marcas de sua dedicada presença franciscana e sacerdotal. Depois de um longo sofrimento de mais de cinco meses no hospital PROCAPE, em Recife-PE, trazendo “no seu corpo as marcas da Paixão de Jesus” (Gálatas 6,17), descansa agora naquEle que é “a Ressurreição e a Vida” (João 11,25).

Frei Beto Breis, OFM

Missa celebrada no Mosteiro das Clarissa

Foi celebrada na manhã desse dia 04 de março, às 10h, no Mosteiro do Santíssimo Sacramento em Canindé a missa de corpo presente de Frei José Batista, onde contou com a presença de familiares, da comunidade franciscana e comunidade paroquial, como uma despedida e memória desse irmão menor que também contribuir ardorosamente no serviço missionário religioso em nossa cidade franciscana, como assim também relembramos quando celebrou no ano 2013 os seus 50 anos de vida religiosa. Tendo assim vivido 73 anos no projeto do Pai e de nosso Seráfico Francisco de Assis. Descanse em Paz!

O corpo do frade seguiu destino para a sua terra natal, Ubajara-CE, onde será sepultado.

Biografia de Frei José Batista

1941 – no dia 15 de Julho nasce Frei Batista, na cidade de Ubajara

1956 – Ingresso na Escola Apostólica São José dos Frades da Ordem Franciscana dos Frades Menores

1957 – Ingresso no Seminário Menor de Ipuarana Lagoa Seca, Paraíba

1963 – Entrada no Noviciado em Sirinhaém, Pernambuco

1964 – Profissão dos votos temporários

1964 – Curso de Filosofia, em Olinda, Pernambuco

1966 – Curso de Teologia em Salvador, Bahia

1967 – Profissão solene dos votos

1970 – Ordenação Presbiteral na Igreja Matriz de Ubajara, Ceará, por Dom Walfrido Teixeira Vieira, Bispo de Sobral

1971 – Transferência para João Pessoa, Paraíba. Servindo a Pastoral Catequética da Província Franciscana

1973 – Transferência para a Prelação de Óbidos, Pará

1974 – Pároco em Óbidos, Pará

1976 – Pároco em Alenquer, Pará

1982 – Pároco e Vigário geral da Prelazia de Óbidos, Pará

1985 – Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Sra. das Dores, Bairro de Otávio Bonfim, Fortaleza, Ceará

1986 – Pároco em Sirinhaém, Paraíba. Diocese de Palmares

1988 – Pároco e Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas, em Canindé, Ceará

1994 – Guardião do Convento dos Frades em Canindé, Ceará

1992 – Vigário Episcopal da Região Sertão, da Arquidiocese de Fortaleza, Ceará

1997 – Pároco em Camocim, Ceará

2001 – Missionário das Santas Missões Populares em Salvador, Bahia

2003 – Vigário paroquial e Missionário em Canindé, Ceará

2005 – Pároco na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Fortaleza, Ceará

2006 – Pároco da paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Mossoró, Rio Grande do Norte

2009 – Vigário paroquial de Canindé, Ceará

2012 – Vigário na cidade de Pesqueira, Pernambuco

2014 – no dia 03 de março falecimento de Frei José Batista, em Recife, Pernambuco, onde é celebrada missa de corpo presente no Mosteiro das Irmãs Clarissas em Canindé, e sepultamento na cidade de Ubajara, Ceará.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário e Portal Folha Ubajarense

Ver + notícias Destaque do Santuário!

Uma resposta

1. Meu querido tio! Sempre presente nas horas de maior dificuldade, tem um lugar muito especial ao lado do Pai e vai deixar um vazio na família!