Espiritualidade Franciscana: Nossa vida é uma constante romaria

*Frei Dennys Santana Ferreira, ofm

Apresentação do Trânsito de São Francisco, no último dia da novena, na Praça dos Romeiros

De tantos modos e de tantas maneiras, por muitas vezes acorremos a Canindé em romaria. Outros que aqui não puderam se achegar unem-se em oração fazendo dela, acredito eu, sua romaria. Bendita e louvada seja esta santa romaria! Sempre serão benditas as romarias para todos aqueles que carregam a certeza de que as romarias são a antecipação da Última Romaria.

Boa pergunta: qual é a última romaria?

Recorda-nos as Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores: “A exemplo de São Francisco, porém, todos os irmãos se lembrem que a morte é a passagem da vida mortal para a glória do Senhor e a última doação da vida” (CCGG 36). A nossa última romaria é para casa do Pai. E a morte é aquela que nos dá a passagem nesta romaria. Por isso, Francisco saúda a irmã morte na hora derradeira para louvar o Senhor, assim como ao longo de sua vida por muitas vezes havia convidado toda a Criação a bendizer o seu Criador. “Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal, da qual homem algum pode escapar” (CIS 12).

Bem sabemos que o ciclo natural da nossa existência compreende a morte corporal. Entretanto, na realidade da fé, a morte é o “salário do pecado” (Rm 6,23). A morte é a consequência do pecado! Lemos no Catecismo da Igreja: “embora o homem tivesse uma natureza mortal, Deus o destinava a não morrer. A morte foi, portanto, contrária aos desígnios de Deus criador e entrou no mundo como consequência do pecado” (CaIC 1008). No entanto, em Jesus Cristo, o nosso Salvador, Filho de Deus, que assumiu a nossa condição também Ele sofreu a morte. E foi em Jesus Cristo, na sua obediência livre e total ao Pai, que a maldição da morte transformou-se em bênção. “Se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2Tm 2,11).

Então, a morte é uma certeza para a nossa carne, porém para a nossa alma ela torna-se bendita para aquele que deseja unir-se definitivamente ao Pai. Esta certeza e este desejo que levaram Francisco a perscrutar a sua vida. Afinal, muitas das coisas que encaramos como segurança diante da morte tornam-se um nada. Por isso a irmã morte, assim chamada por Francisco, não chegou de forma inesperada. Em Francisco de Assis, vemos que a morte é passagem para última romaria. Ele que também como nós, por tantas vezes, fez de sua vida uma romaria. Pois, no seu coração sabia ele que somos estrangeiros neste mundo e morrer com Cristo Jesus é viver com Ele. Resta-nos perguntar a nós mesmos: como temos encarado a morte? Quais os valores que temos semeado na vida enquanto não chega o dia da última romaria?

Veja também!

Dia de Finados, celebrando nossa fé na Ressurreição

O dia de Finados, para todos os cristãos católicos, é o momento de recordar das pessoas queridas que já partiram desta vida. Não é um momento de tristeza, ao contrário, é um gesto de confiança e de fé no Deus da Vida que é “Senhor dos Vivos e dos Mortos”.

O dia 2 de novembro é, por isso, ocasião de renovarmos nossa fé na Ressurreição de Cristo e também em nossa ressurreição, pois “Se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2 Tm 2, 11). Assim, expressamos a fé que temos na vida eterna, a vida junto de Deus e que começa já aqui na terra, quando procuramos fazer sua vontade, vivendo como Jesus viveu.

Em Canindé, a Comemoração dos Fiéis Defuntos acontece com missas, celebradas na Basílica, na Capela do Cemitério São Miguel e campal no cemitério São Francisco, localizado no bairro Campinas.

Fonte: Jornal O Santuário de São Francisco das Chagas. Colaboração: Frei Dennys Santana Ferreira, OFM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário