3º Dia do Congresso: Enviados a evangelizar em fraternidade

Nesse dia 23 de abril, entramos no terceiro dia de atividades desse importante momento de fraternidade e troca de experiências de nossos irmãos franciscanos. Tivemos como moderador responsável Frei Estevao Ottenbreit e a liturgia da Conferência Brasileira.

Logo cedo os frades acordam e fazem a oração inicial para que o divino espírito santo possa iluminar os trabalhos, na alegria em viver na presença mística desse Santuário franciscano.

As experiências e temas abordados do dia, realizados nas oficinas, foram: Enviados a evangelizar em fraternidade e minoridade na paróquia; apresentação de experiências de paróquias; diálogo paroquial; diálogo inter-religioso.

A cada dia os frades também experimentam e conhecem um pouco da nossa cultura, hoje em especial ficou por conta da apresentação da comunidade indígena Pitaguary, residentes em Maracanaú, Fortaleza.

O diálogo inter-religioso entre os diferentes povos é muito importante. Exemplo disso foi São Francisco de Assis no encontro com o Sultão Malek-el Kamil. Isso mostra que devemos estar abertos a acolher e respeitar nossos irmãos, na sua identidade cultural, religiosa, social.

Veja algumas imagens desse dia:

Saiba mais…

Conheça um pouco a história do povo Pitaguary

O povo indígena Pitaguary, residente na Terra Indígena Pitaguary, localizada no município de Maracanaú e Pacatuba, Estado do Ceará, conta hoje com uma população de cerca 2000 mil pessoas distribuídas por 537 famílias. Possui como principal fonte de subsistência a agricultura, a pesca, a coleta de frutos e o artesanato. Dispomos de 1.735 hectares de terra em processo de demarcação, que iniciou no ano de 1991, sendo feito até o momento as etapas de identificação e delimitação da área. A área está inserida em meio à comunidade envolvente dos dois municípios da região metropolitana de Fortaleza, sendo vítima de inúmeros impactos ambientais e busca a manutenção da cultura indígena. (Ceiça Pitaguary – www.indiosonline.net)

Acompanhe as novidade do Congresso no Blog do Sifem: sifem-cfmb.blogspot.com.br. E ainda em nossas redes sociais: SIFEM-CFMB e Província Franciscana de Santo Antonio do Brasil.

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé. Colaboração de fotos: Fabiano Chaves.

Ver + notícias Destaque do Santuário!

2 respostas

1. Oh my goodness! an amazing article dude. Thanks Nonetheless I am experiencing issue with ur rss . Dont know why Unable to subscribe to it. Is there anybody getting similar rss drawback? Anybody who is aware of kindly respond. Thnkx eegkdeeeebbdgefc

1. Paz e bem,
      Olá Smithg,

Agradecemos a atenção, e estaremos trabalho para cada vez mais melhorar nossas publicações.

Att, Equipe de Comunicação do Site.