Dia Nacional da Juventude propôs reflexão em paróquias e comunidades do Brasil

O ano de 2013, para a Igreja no Brasil, foi um ano dedicado à juventude. Além do tema da Campanha da Fraternidade “Eis-Me Aqui, Envia-Me!”, que apresentou a atual condição dos jovens na sociedade, aconteceu, ainda, a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Como fechamento deste ano da juventude, o Dia Nacional da Juventude (DNJ) 2013, na sua 28ª edição, abordou o tema “Juventude e Missão” e o lema “Jovem: levante-se, seja fermento!”.

“Todos esses eventos, em prol da juventude, despertaram no coração da Igreja a opção afetiva e efetiva que os bispos do Brasil confirmaram no Documento 85”, mencionou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Antônio Ramos do Prado, sobre o documento Evangelização da Juventude.

Ainda de acordo com o assessor, a importância do DNJ está em “agregar valores evangélicos e culturais aos jovens, que ajudam a fortalecer o ministério do discipulado e missionariedade dentro e fora da Igreja”. Padre Antônio Ramos afirma que o DNJ levou para todas as paróquias do Brasil missões populares, fóruns sobre juventude, vigílias. Lembrou que no último domingo do mês de outubro a maioria das dioceses do Brasil celebraram a vida da juventude.

“Há 28 anos, a Igreja do Brasil procura viver em todas as paróquias questões ligadas à juventude”, disse o assessor. Todos os anos são propostos tema, lema e iluminação bíblica inspirados pela realidade em que vivem os jovens. Este a ano, a iluminação Bíblica proposta foi: “Quanto a você, arregace suas mangas, levante-se e diga a eles tudo o que eu mandar. Não tenha medo” (Jr 1,17).

Fonte: CNBB