Dia 02 de novembro: Santuário celebra a memória dos fiéis falecidos

O tema a ser vivenciado neste ano é: “Celebrar a memória dos fieis falecidos, promover a vida!”

O dia de Finados, para os cristãos católicos, é o momento de recordar as pessoas queridas que já partiram desta vida. Não é um momento de tristeza, ao contrário, é um gesto de confiança e de fé no Deus da Vida .

O dia 2 de novembro é, por isso, ocasião de renovarmos nossa fé na Ressurreição de Cristo e também em nossa ressurreição, pois “Se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2 Tm 2, 11). Assim, expressamos a fé que temos na vida eterna, a vida junto de Deus e que começa já aqui na terra, quando procuramos fazer sua vontade, vivendo como Jesus viveu.

No Santuário, a celebração do Dia de Finados acontece com missas na Basílica (às 6h, 9h e 16h) e na Capela do cemitério São Miguel (às 5h e 18h).

Em Canindé, o movimento de visitantes, romeiros, também aumenta quando se aproxima desse dia dedicado aos fiéis falecidos. ‘’. Tem gente que vem de longe para fazer suas orações e visitar o túmulo de familiares que estão enterrados aqui. Uma filha de uma romeira veio da cidade Belém do Pará para consertar o jazigo onde está sepultada sua mãe. Ela chegou para pintar e limpar a área’’, disse um dos responsáveis pelos serviços de limpeza no Cemitério São Miguel.
O Pároco e Reitor do Santuário, frei Marconi Lins, diz que nesse dia é um momento de reflexão e oração por àqueles que deixaram o nosso convívio e partiram para junto de Deus. ‘’Para a Igreja esse respeito precisa ser preservado’’, orienta.

SERVIÇO: O Cemitério São Miguel, em Canindé, nesse dia 02 de novembro é aberto a partir das 5h da manhã. Haverá missa campal no local às 5h e às 18 horas. Para marcar intenções de missas e outras informações ligue para a Secretaria da Paróquia de São Francisco das Chagas, (85) 3343.0017

Colaborou com o texto: Antônio Carlos Alves (texto adaptado pela equipe de Mídias do Santuário/P@scom)