Dia 02 de Agosto é celebrado o Perdão de Assis. Veja a programação no Santuário de Canindé

O mês de agosto nos convida a celebrar duas importantes festas da família franciscana que são: o Perdão de Assis, 02 de agosto, e o dia de Santa Clara de Assis, dia 11. Veja a programação para o Dia do Perdão de Assis em Canindé:

Missas: 6h – Hospital Regional São Francisco, 6h e 9h – Basílica de São Francisco

17h – Celebração Eucarística na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, atrás da Basílica. Após a celebração acontecerá a procissão com Painel de São Francisco pelas seguintes ruas: Gervásio Martins, Joaquim Magalhães (à esquerda), Praça Cruz Saldanha, Valdery Uchoa, Monsenhor João Cruz, Paço da Igreja das Dores, Mozart Pinto, Tabelião Facundo, Trav. Monsenhor Zezinho, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica.

Confissões: no Complexo Confessional São Damião, pela manhã e tarde.

Perdão de Assis Expressão da Misericórdia de Deus

por Frei Landes Marinho, Ofm

Segundo relatos de fontes franciscanas, em certa noite do ano de 1216, Francisco encontrava-se em profunda oração na igrejinha da Porciúncula (pequena porção) que ficava nos arredores de Assis, quando, de repente, todo o local ficou iluminado e Francisco viu sobre o altar o Cristo e a sua direita sua Santíssima Mãe e ao redor deles uma multidão de anjos. Perguntaram-lhe o que desejava para a salvação das almas ao que de imediato respondeu: “Santíssimo Pai, mesmo que eu seja um mísero pecador, te peço que, a todos quantos arrependidos e confessados, vierem a visitar esta igreja, lhes conceda amplo e generoso perdão, com uma completa remissão de todas as culpas”.

O Senhor lhe disse: “Ó irmão Francisco, aquilo que pedes é grande, de coisas maiores és digno e coisas maiores tereis: acolho portanto o teu pedido, mas com a condição de que tu peças esta indulgência, da parte minha, ao meu Vigário na terra (Papa)”.

No dia seguinte Francisco apresenta-se diante do Papa Honório III e partilha a visão que teve, e o Papa lhe concede a aprovação da indulgência plenária. Logo após, o Santo Padre pergunta se não quer nenhum documento que comprove a autorização, no que Francisco responde: “Santo Pai, se é de Deus, Ele cuidará de manifestar a obra sua; eu não tenho necessidade de algum documento. Esta carta deve ser a Santíssima Virgem Maria, Cristo o Escrivão e os Anjos as testemunhas”.

Com o passar dos séculos a indulgência concedida às pessoas que visitassem a igrejinha de Santa Maria dos Anjos (Porciúncula) se estendeu também a todos que, no dia 02 de agosto, visitarem uma igreja paroquial. Essas pessoas devem se confessar, rezar o credo, um Pai Nosso, participar da Eucaristia e comungar e rezar uma oração na intenção do Santo Padre.

Saiba mais…

Festa de Santa Clara

De 01 a 11 de agosto é realizada no Mosteiro do Santíssimo Sacramento a Festa de Santa Clara. Nesse ano em especial estamos celebranos os 800 anos do carisma clariano. Veja também partilhar esse momento especial!

Fonte: Liturgia Paroquial, Jornal O Santuário e Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Ver mais Notícias Destaque!

Uma resposta