Arriamento da Bandeira, dia 20: quem parte deixa saudade (Confira fotos!)

Com sentimentos de saudade, alegria e fé é que concluímos mais uma festa de São Francisco das Chagas em Canindé, no Ceará. Pudemos partilhar durante todos  esses dias a mística franciscana e momentos riquíssimo de evangelização na mensagem franciscana, que também ficou marcado por muitos desafios, mas com confiança em Deus e o Santo de Assis foram superados, para o bem da nossa missão evangelizadora, dos seus devotos, romeiros, paroquianos.

Estivemos juntos desde a abertura, dia 09, com o hasteamento da Bandeira, nas noites da  novena, missas, via-sacra, na partilha da vida do encontro com o próximo, e agora na despedida, que será marcada pelo arriamento da Bandeira e as bênçãos de São Francisco pelos frades franciscanos.

Os romeiros comumente no dia 19 logo após a Santa Missa e procissão com a imagem do andor de São Francisco, estão de malas prontas para retornarem as suas casas, nos lugares mais longínquos, carregados de toda a energia franciscana, testemunhas do Evangelho, e prontos para levar algo de novo para suas famílias e comunidades, a assumir um compromisso com São Francisco na construção de um mundo mais digno e mais fraterno.

Neste dia, 20, em especial a comunidade canindeense e muitos romeiros compareceram para agradecer os frutos de mais uma festa, com todas as suas benevolências e eventualidades, que no fim o resultado será sempre alcançado, pois o trabalho é um projeto de Deus, que escolheu justamente esta pequena cidade, simples, no interior do Ceará, para ser mais uma casa do Santo de Assis e de seus devotos.

Confira imagens desse momento:

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário.

Saiba mais…

Romeiros se despedem com bênção dos chapéus

Uma multidão compareceu ao Santuário. O número de pessoas, entretanto, foi menor do que nos anos passados devido à fiscalização

Canindé. Peregrinos vindos dos mais diversos pontos do País se despediram, ao meio-dia de ontem, do maior Santuário Franciscano das Américas na busca da cura e da fé. Todos os anos, em Canindé, as mesmas lembranças se repetem e se renovam. A multidão avançando em direção ao templo, o coro de milhares de fiéis fazendo referências e rezas em forma de cânticos, a união das famílias na passagem do cortejo pelo corredor religioso para pedir graças. A festa de São Francisco das Chagas de Canindé terminou oficialmente com a tradicional bênção dos chapéus e com o arriamento da bandeira do santo, que permaneceu hasteada por 11 dias.

Na opinião do pároco e reitor do Santuário de Santo Antônio do Brasil, frei João Amilton dos Santos, os romeiros pedem ao protetor da natureza o que não conseguem com as autoridades. O franciscano disse que a romaria de Canindé tem três momentos emocionantes. Primeiro, na madrugada da abertura, quando é celebrada a missa com a presença dos padres que participam dos festejos e o hasteamento da bandeira de São Francisco. O segundo, no dia dedicado ao santo, quando a imagem de São Francisquinho sai pelas ruas arrastando multidões e, por último, a bênção dos chapéus e o arriamento da bandeira.

(Veja notícia na íntegra, clique aqui!)

Veja mais notícias da Festa de São Francisco 2014!

Veja também…

Jornal Diário do Nordeste: Festa em Canindé é encerrada com 20% de romeiros a menos

Após a missa das 17h, procissão percorreu as principais ruas de Canindé e romeiros de diversas localidades deram fortes demonstrações de fé. Para hoje, está prevista a tradicional bênção dos chapéus

Canindé. Mãos erguidas em agradecimento pelas graças alcançadas e orações por vidas melhores. Os romeiros que durante dez dias renderam homenagens ao santo símbolo da humildade e da fraternidade, São Francisco, que é de Assis, das Chagas, e nesses dias, no Ceará, mais intensamente de Canindé, despediram-se, ontem, dos festejos no município do Norte do Estado. A estimativa da Igreja é que 800 mil pessoas passaram pela cidade. Porém, a quantidade é 20% inferior aos anos anteriores, quando cerca de um milhão de fiéis comparecia à festa.

Apesar do menor número, milhares de romeiros lotavam as ruas da cidade. Devotos de diferentes lugares, com distintos pedidos e agradecimentos, e sobretudo, fortes demonstrações de devoção ao santo protetor da natureza. A procissão, que ocorreu após a missa das 17h na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ontem, percorreu as principais ruas de Canindé. No cortejo, o andor com a primeira estátua de São Francisco a chegar a Canindé, que tem 62cm, foi carregado e ovacionado pelas ruas.

(veja notícia na íntegra, clique aqui!)

Veja mais Notícias Destaques!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário