5ª Novena em Homenagem a São Francisco, confira as informações

Acompanhada por uma multidão de devotos, o Painel de São Francisco chegou para mais uma noite do novenário na Praça dos Romeiros. Frei Jonaldo Adelino, animador oficial dos festejos, dá “vivas a São Francisco” assim que o ícone de 128 anos entra no anfiteatro.

O subtema deste sábado foi: “Com São Francisco, construir a paz no esporte”. O Reitor da Santuário, Frei Marconi Lins, em seu comentário inicial, fez questão de falar do “manifesto pela paz no futebol”, que tem por objetivo a união em uma forte rede de solidariedade, na construção conjunta de uma cultura de paz no futebol.

Os estados do Pará e Amazonas foram os homenageados da noite e a animação dos cantos ficaram com o grupo São Tarcísio. A Comissão Paroquial da Juventude, Pastoral Vocacional e Desportistas ficaram responsáveis por este quinto dia de novena, que após a Proclamação da Palavra, fizeram uma apresentação acerca do subtema.

A leitura do texto bíblico foi de Tiago (3, 13-18) e refletida por Dom Frei Carlos Alberto Breis, Bispo da Diocese de Juazeiro, BA. “São Francisco viveu há 800 anos, mas tem tem uma mensagem atual. Ele viveu a ousadia do Evangelho, seguiu as pegadas de Jesus”, disse.

Acrescenta: “Francisco foi a guerra, mas a guerra não é a resposta. Que a violência não se resolve com violência, com armas”. Ainda ressalta: “Sabemos que a violência nos esportes, nos estádios, no futebol é reflexo dessa cultura de ódio, intolerância, agressividade”.

A quinta noite também foi marcada pela primeira coleta vocacional, que na oportunidade, Frei Jonaldo Adelino chamou para cima do palco os frades jovens que são estudantes. O Pároco ainda lembrou os fiéis que neste domingo (30) e terça-feira (2), será novamente realizada.

Confira algumas imagens da novena:

Colaboração: Verlenia Lima
Fotos: Jander Silva e Deassis Alves (Equipe de Comunicação do Santuário/PASCOM).