4ª noite de novena em homenagem a São Francisco na Praça dos Romeiros

Foi realizada nesta sexta-feira (28), a quarta noite do novenário em louvor a São Francisco das Chagas, na Praça dos Romeiros. O Painel, que todos os dias sai por volta das 17h30min, logo após a Celebração Eucarística na Quadra da Gruta, arrastou uma multidão de fiéis até o anfiteatro.

A noite teve como subtema: “Com São Francisco, construir a paz na sociedade”, e ficou sob responsabilidade dos movimentos sociais (MST e Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais). O grupo São José ficou encarregado dos cânticos.

O Presidente da Família Franciscana do Brasil – FFB, Frei Éderson Queiroz, OFMCap, foi o pregador do dia, que fez questão de lembrar que São Francisco de Assis participou das cruzadas e expedições. “A Igreja matava quem discordava com ela”, ressalta.

O Frade Capuchinho ainda disse: “Francisco tomou uma decisão de lutar pelos pobres e nunca mais se separou deles”. “Hoje vivemos como tempo de Assis, parece que está tudo em paz, mas não está. Existia uma luta econômica, quem tinha queria ter mais, esse mesmo conflito está hoje no Brasil e no mundo”, acrescenta.

Além disso, Frei Éderson frisou a temática dos festejos 2018: ‘Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz’, esse tema é uma súplica aos céus. E por que clamamos pedindo ao Senhor? porque a paz que temos é pequena”.

Citando Dom Hélder Câmara, ele finaliza: “em caso de dúvida, fique ao lado dos pobres”.

A Adoração ao Santíssimo Sacramento desta sexta-feira foi conduzida por Frei Macelo Freitas, recém ordenado Diácono e que faz parte da Ordem dos Frades Menores – OFM de Canindé.

Com a chegada do Painel de São Francisco na Basílica, Frei Dennys Santana, juntamente com os demais frades, deram a bênção para os fiéis presentes e aos que acompanhavam pelos meios de comunicação. O Frade, ainda antes de abençoar, após dizer “Canindé”, convidou todos a levantarem as mãos e responderem “a Cidade da fé”.

Colaboração: Verlenia Lima
Fotos: Jander Silva e Deassis Alves (Equipe de Comunicação do Santuário/PASCOM).