Notícias Destaques

1º Seminário Jovem – Fé e Política, na cidade de Canindé

Compartilhe

Com iniciativa do Grupo Raio de Luz apoiado pela Paróquia-Santuário de São Francisco, foi realizado na manhã desse dia 20 de setembro, nas dependências do Centro de Treinamento o “1º Seminário Jovem – Fé e Política”, na cidade de Canindé.

O Seminário que contou com mais de setenta pessoas teve representação de jovens dos segmentos de grupos, movimentos, instituições de ensino da cidade, frades, emissoras de rádio local, comunicação jornalística e virtual – Jornal e Site Santuário, Web TV Paz & Bem, entre outras.

Abertura do Seminário

O tema refletido no encontro foi: “Nossos Sonhos não cabem em seus panfletos. Nossas ideias não estão contidas na urna. Em quem votar? Eis a questão!”.

Esse momento foi marcado como a primeira mobilização jovem canindeense para tratar de assuntos referente a política na sociedade, e em especial no cenário atual de nossa cidade.

Os jovens estavam sedentos em assimilar conhecimentos, questionar, manifestar suas opiniões, diante das palestras e debates.

A acolhida foi feita pelo grupo jovem Raio de Luz, com cânticos de animação e reflexão: “Senhor, como vive esse povo sofredor, lutando pra afirmar o seu valor! Senhor, como vive esse povo sofredor, tem gente que ainda aumenta a sua dor…”

Momento de Palestra e debates

Tivemos no primeiro momento a palavra de Frei Wellegton Jean, do Santuário-Paróquia, trazendo aos jovens vários pontos do contexto histórico e social da humanidade contemporânea. Falou sobre o processo de mundialização que estamos inseridos, estando aí a história, cultura, economia, ecologia, etc. “Os jovens que aqui estão hoje são cristão, de grupos, movimentos, instituições, de nossa sociedade, e eles também representam a mudança de nosso futuro”, afirmou o frade. O mesmo ainda destacou que o momento não seria para dizer em qual candidato votar, ou outra opção: a, b, c, d… . Mas, “sim” gerar na juventude uma consciência de autocrítica, reflexiva e questionadora, com o intuito também multiplicá-la para os seguimentos da sociedade, como na família, escola, trabalho, comunidade, entre outros. Destacou também da importância do legislativo da câmara, os vereadores, como representantes da população, pois eles são os principais responsáveis por proporcionar um governo de justiça, levando aos munícipes melhores condições de vida, com saúde, emprego, moradia, segurança, etc.

Veja algumas imagens do 1º Seminário Jovem – Fé e Política, na cidade de Canindé:

(+) Veja aqui a galeria completa!

Em breve teremos o Vídeo do Seminário, pela Web TV Paz & Bem. Aguardem!

 

Reflexão da Juventude

Logo após houve espaço para os questionamentos e reflexões da juventude presente no seminário.

“Dentro do capitalismo temos a manipulação da política e a mídia exerce uma grande influência na opinião da sociedade. É importante também dizer que temos uma diferença quando falamos em manipulação da população e de massa. Estamos em um contexto cultural do modismo. ”, refletiu a jovem Nadine, do grupo São José.

O frade Frei Jean, ressaltou que para a “cultura do comodismo, pessimismos, falta de consciência” ter mudança ela necessita passar por um processo, assim como afirmam os filósofos: precisamos aprender a desaprender sobre aquilo que nos prejudica para buscarmos algo novo, uma transformação, para uma nova cultura. Podemos definir alguns tipos de consciência: 1ª da permanência – aquela em que acreditam que as coisas devem permanecer como estão, sem possibilidade de transformação; 2ª da ingenuidade – daqueles que nunca questionam, que não se preocupam em cobrar por seus direitos, e assim acham que tudo está bom; 3ª da mágica – por viverem em um mundo de sonho enganoso, de facilidade midiática, de buscar promessas por interesses próprios; 4ª da reflexão – dos que sabem questionar, colocar seu ponto de vista, de autocrítica, de buscar os seus direitos e cumprir o dever, de não se omitir a realidade que o cerca e buscar nossas perspectivas para a sua vida, da família, e da sociedade. Esse é o que todos deveriam praticar.

“Diante da realidade em que estamos inseridos, tanto em nossa cidade como no país, dos fatos de corrupção, em quem votar?”, perguntou o jovem Samuel, de grupo da comunidade.

Então, foi discutido: “devemos buscar pontos de observação e reflexão, conhecer aquele que está a disposição da candidatura, do seu envolvimento com a comunidade, do seu histórico, assim como alguém que está para pleitear um trabalho em um concurso, mas não como um emprego vitalício, e o mais importante temos que medir como um termômetro o grau de solidariedade, ética e justiça, dos mesmos”.

Contribuição do Juiz Eleitoral, da 2ª Vara da Comarca de Canindé, Dr. Paulo Sérgio dos Reis

Após vários pontos abordados pelos jovens sobre o verdadeiro papel do cidadão, na escolha de seus representantes, através do voto consciente, tivemos a contribuição do Juiz Eleitoral, da 2ª Vara da Comarca de Canindé, Dr. Paulo Sérgio dos Reis. O mesmo levou informações importantes sobre o voto consciente. E falou sobre a realidade atual de nosso país nesse período eleitoral em que muitos descumprem a lei, corrompendo e se deixando corrompem pela venda ou troca de voto. Que é um ato ilícito e que consequentemente prejudica o futuro de toda comunidade. Destacou também que a Lei Ficha Limpa é uma nova realidade que pode transformar essa situação, apesar de ainda estar no início e que precisa de melhorias.

Logo após os jovens lançaram suas dúvidas e posicionamentos sobre o processo eleitoral e os caminhos para o voto consciente.

O Juiz Eleitoral, Dr. Paulo Sérgio, informou que o cidadão é o principal para a mudança e futuro da cidade, e que ele deve buscar e ter o conhecimento sobre todo e qualquer candidato, e que para isso ainda pode pegar informações sobre o processo das candidaturas na Comarca Eleitoral, do Fórum de Canindé, e pela internet em vários locais como o STF (Supremo Tribunal Federal) e o TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), para estar atento a vida política dos mesmos, quando suas responsabilidades administrativas.

Conclusão do Seminário

O encontro foi concluído com todos os jovens de mãos dadas, com a oração que o Senhor no ensinou e com canto que marcou o encontro: “Senhor, como vive esse povo sofredor, lutando pra afirmar o seu valor!… (do Pe. João Carlos)”.

Como fruto desse encontro teremos outros momentos, destacou Frei Jean. E assim, o grupo Raio de Luz já deu mais um passo mobilizando as representações presentes para um encontro na próxima semana, terça-feira, dia 25, no Centro de Treinamento.

Agradecemos a todos que estiveram presente no 1º Seminário Jovem – Fé e Política, agora é a nossa vez juventude de fazermos a diferença. Ajude a multiplicar essa ideia, compartilhe, inclusive na sua comunidade, família, amigos, etc. Até a próxima!

Fonte: Equipe de Comunicação do Site Santuário de Canindé.

Ver mais Notícias Destaque!

 

1 Comentário »

1 Comentário »

  • Lucia Sousa disse:

    parabéns par´oquia de são francisco pela belissima atitude de promover aos jovens este momento em que eles se sentem gente e lembrados. Ainda bem que tem os franciscanos em nossa cidade. Parabens pelo tema fé e politica os jovens tem que se despertarem no campo da politica nossa cidade ainda tem jeito basta que haja muitos e muitos destes debates para que os jovens se inteirem das situações e que os mesmos procurem adotar outras modalidades principalmente no que diz respeito a politica, pois a mesma e bonita quando se faz uma politica democratica e cidada.


Deixe seu Comentário

Nome (necessário)

E-mail (não será publicado) (necessário)

Website

WP-SpamFree by Pole Position Marketing


© 2011-2017 - Santuário de São Francisco das Chagas
Praça da Basílica, 31, Centro - Canindé-CE - CEP 62700-000
Fones: (85) 3343-9950 / 3343-0017 - Caixa Postal: D2
Cactal