Trânsito de São Francisco encerra as novenas na Praça dos Romeiros

Foi encerrado nesta quarta-feira (03), o novenário da Festa de São Francisco das Chagas 2018, marcado pelo Trânsito de São Francisco, um dos momentos mais significativos para os franciscanos, celebrado com grande entusiasmo em todo o mundo.

A passagem de Francisco para junto do Pai é de costume que os frades, religiosos e religiosas, leigos e leigas, se reúnam para celebrar o momento na Praça dos Romeiros, onde a encenação realizada por jovens de diversos grupos da Paróquia emocionaram muitos fiéis presentes.

Foi na tarde do dia 3 de outubro de 1226, um sábado, São Francisco tinha mais ou menos 44 anos de idade, morreu cantando um salmo, na presença de seus confrades. Para a Igreja e para a humanidade, Francisco de Assis tornou-se inspiração daqueles valores mais essenciais do Evangelho. Por isso sua mensagem atravessou os séculos, e continua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.

Esta última novena, marcada pelo Trânsito, teve como responsáveis a Família Franciscana do Brasil – FFB, Ordem dos Frades Menos – OFM, Irmãs Clarissas, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição – ISMIC, Ordem Franciscana Secular – OFS, Irmãs Josefinas e Juventude Franciscana – JUFRA.

O subtema da noite foi: “O romeiro de São Francisco leva a paz no coração”, refletido pelo Ministro Provincial da Província de Santo Antônio, Frei João Amilton dos Santos. O grupo Irmão Sol ficou sob responsabilidade dos cânticos.

A Praça ficou lotada de romeiros, devotos e paroquianos, assim como a Procissão de ida e volta. Esta foi a última vez que o Painel de São Francisco, com 128 anos de devoção, saiu em procissão na Festa. Na sua chegada na Basílica, o Reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, acolheu e deu a bênção com o relicário. Ele ainda ressaltou a importância da não exploração dos romeiros e do desejo que os canindeenses celebrassem de fato, com grande entusiasmo, o Dia do Romeiro, comemorado no dia 03 de fevereiro.

Confira mais imagens na noite do trânsito:

Colaboração: Verlenia Lima
Fotos: Jander Silva (Equipe de Comunicação do Santuário/PASCOM).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Campanha dos Benfeitores

Informações, atualizar cadastro, novo benfeitor, revista, doações

Secretaria do Santuário

Informações, horários de missas, cemitério São Miguel, doações

Secretaria da Paróquia

Informações, horários de missas, batizados, casamentos, dízimo

Pousada Franciscana CEFRAE

Hospedagem, acomodações e refeições para romeiros e visitantes

Livraria São Francisco

Informações, livros, bíblias, artigos religiosos, lembranças do Santuário