Trânsito de São Francisco encerra as novenas na Praça dos Romeiros

Foi encerrado nesta quarta-feira (03), o novenário da Festa de São Francisco das Chagas 2018, marcado pelo Trânsito de São Francisco, um dos momentos mais significativos para os franciscanos, celebrado com grande entusiasmo em todo o mundo.

A passagem de Francisco para junto do Pai é de costume que os frades, religiosos e religiosas, leigos e leigas, se reúnam para celebrar o momento na Praça dos Romeiros, onde a encenação realizada por jovens de diversos grupos da Paróquia emocionaram muitos fiéis presentes.

Foi na tarde do dia 3 de outubro de 1226, um sábado, São Francisco tinha mais ou menos 44 anos de idade, morreu cantando um salmo, na presença de seus confrades. Para a Igreja e para a humanidade, Francisco de Assis tornou-se inspiração daqueles valores mais essenciais do Evangelho. Por isso sua mensagem atravessou os séculos, e continua a despertar no coração da humanidade aquilo que de melhor ela pode realizar.

Esta última novena, marcada pelo Trânsito, teve como responsáveis a Família Franciscana do Brasil – FFB, Ordem dos Frades Menos – OFM, Irmãs Clarissas, Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição – ISMIC, Ordem Franciscana Secular – OFS, Irmãs Josefinas e Juventude Franciscana – JUFRA.

O subtema da noite foi: “O romeiro de São Francisco leva a paz no coração”, refletido pelo Ministro Provincial da Província de Santo Antônio, Frei João Amilton dos Santos. O grupo Irmão Sol ficou sob responsabilidade dos cânticos.

A Praça ficou lotada de romeiros, devotos e paroquianos, assim como a Procissão de ida e volta. Esta foi a última vez que o Painel de São Francisco, com 128 anos de devoção, saiu em procissão na Festa. Na sua chegada na Basílica, o Reitor do Santuário, Frei Marconi Lins, acolheu e deu a bênção com o relicário. Ele ainda ressaltou a importância da não exploração dos romeiros e do desejo que os canindeenses celebrassem de fato, com grande entusiasmo, o Dia do Romeiro, comemorado no dia 03 de fevereiro.

Confira mais imagens na noite do trânsito:

Colaboração: Verlenia Lima
Fotos: Jander Silva (Equipe de Comunicação do Santuário/PASCOM).